Vista do litoral a partir de Paranapiacaba

Embora seja positivo realizar atividades que comemorem o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, celebrado em 05 de junho, cabe ressaltar que as mudanças que o mundo precisa são feitas nos demais 364 dias do ano. Assim, como muitos fazem no aniversário ou no ano novo, esse é apenas um dia para refletir sobre o que passou e o que está por vir. Pode ser uma data festejada ou não. Isso não importa muito, já que são as ações adotadas daqui para frente que farão a diferença.

Muito tem sido feito e já é possível perceber mudanças significativas, mas isso tudo ainda é pouco. O desequilíbrio que vemos em nosso mundo é muito grande. Não só em relação ao uso dos recursos naturais e poluição, mas também em relação à diferenças sociais e culturais. Continuamos a fazer as mesmas coisas esperando resultados diferentes. Só que esses resultados não virão.

No fundo, quem precisa mudar é o ser humano. Estamos vivendo por objetivos muito estranhos, possivelmente até incompreensíveis para nossos ascendentes. Status e aparência tornaram-se as coisas mais importantes na vida de muitos, deixando de lado a visão que precisamos ter como cidadãos que vivem no mesmo Planeta.

Por isso, se você acredita que pode fazer a diferença (e você pode), convido a adotar alguma atitude verdadeiramente sustentável. Analise sua rotina, seus hábitos e encontre algo que você possa fazer para promover mudanças. Nenhuma mudança é fácil, mas saber que se está fazendo a sua parte de verdade, realmente não tem preço.

Para começar, que tal ler os seguintes artigos? Eles trazem boas opções para comerçar a fazer a diferença. E lembre-se: você faz toda a diferença.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.