A melhor forma de conter o avanço do lucro como único ideal é uma democracia forte, capaz de regular o apetite voraz de empresas frente outras necessidades. Mas, se a democracia enfraquece, o crescimento da desiqualdade social é inevitável.

O capitalismo se fortalece enquanto a democracia vai enfraquecendo. Empresas se tornam mais competitivas e ainda mais sedentas por lucros, deixando de lado as responsabilidades sociais ou usando-as apenas como uma estratégia de marketing. Consumidores e investidores não abrem mão de suas barganhas e retornos lucrativos e assim prestam um desserviço ao bem comum. É a era do supercapitalismo, fenômeno que Robert Reich descreve em seu livro, explicando como o agravamento das desigualdades de renda e de riqueza, a exacerbação da insegurança no trabalho e a difusão dos efeitos do aquecimento global são os desfechos lógicos desse fenômeno.

Veja na Livraria Cultura


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.