Para os amantes de tecnologia que fazem questão de optar por produtos “verde”, o mercado brasileiro de livros virtuais começou a deslanchar em 2010. Como comentei antes, leitores de e-books ajudam  a melhorar o impacto ambiental da indústria editorial.  Um dispositivo como o Kindle da Amazon tem seu impacto compensado em um ano pois o uso do equipamento evita a emissão de 168 Kg de CO2, correspondendo à fabricação e distribuição de 22,5 livros. Por isso, ultrapassar a barreira do papel não só é moderno, como eco-friendly.

No Brasil, enquanto aumenta o número de livrarias que comercializam e-books (até a Livraria Cultura entrou nesse mercado), as opções de dispositivos ainda são pequenas. Existem alguns produtos sendo oferecidos no Mercado Livre, mas fazendo as contas em relação a custos, pode sair mais barato importar. É o caso do Kindle da Amazon, que possui frete mais barato para a venda do equipamento e faz o cálculo do preço final com os nossos impostos incluídos. Já para outros dispositivos, é preciso estar atento mesmo comprando na Amazon. Alguns produtos são fornecidos por terceiros, que podem não enviar para o Brasil.

E enquanto o iPad não é vendido aqui, temos oficialmente o COOL-ER, comercializado pela livraria virtual Gato Sabido. É um equipamento simples, leve, fácil de usar, aceita várias extensões, armazena cerca de 8.000 páginas, sua memória de 1GB pode ser expandida por cartão SD e possui 8 cores diferentes. Ótima opção para quem precisa de um equipamento apenas para leitura.

Mas aqui vai uma dica para aqueles que estão pensando em adquirir um desses equipamentos: uma opção de projeto 100% nacional será o MIX LEITOR D, desenvolvido pela MIX TECNOLOGIA. Com previsão de chegar ao mercado em junho de 2010, o MIX LEITOR D será voltado principalmente para o estudantes e professores e deverá custar entre R$ 600,00 e R$ 1,1 mil. Pelo site do produto é possível perceber que será um concorrente importante no mercado nacional.

Agora, se você não tem um e-reader e não pretende adquirir um, não se preocupe! Existe uma luz no final do túnel para quem não tem um dispositivo dedicado à leitura. O Adobe® Digital Editions é uma aplicativo que facilita o download e gerenciamento de conteúdo digital, que pode ser lido on-line ou off-line. Os documentos gerenciados são de extensão PDF, com ou sem DRM (Digital rights management), e podem ser lidos tanto no computador quanto em dispositivos móveis (desde que aceitem arquivos com DRM).

Mas existe outra opção além do PC ou do e-reader: aproveitar os celulares e smartphones. Para saber mais sobre o assunto  recomendo o artigo Reutilizando dispositivos móveis usados como leitores de ebooks do Mais Com Menos ou o Saiba como ler e-books mesmo sem ter um equipamento como o Kindle de GUILHERME TAGIAROLI do Uol Tecnologia.

Agora ficou fácil ler mais com menos impacto no meio-ambiente, não é mesmo? Assim, conheça alguns sites com conteúdo digital de qualidade, sendo que alguns são gratuitos:


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.