Nos dias 22 e 23 de maio será realizado o curso “Aproveitamento de Água de Chuva” na Morada da Floresta. O curso tem carga horária de 16 horas com almoço vegetariano incluído (uma delícia!).

Em tempos modernos, aproveitar água de chuva para consumo humano, geralmente para fins não-potáveis, é apenas parte de uma nova forma de nos relacionar com a água. No contexto atual onde a grande maioria das cidades tem boa parte de seu solo impermeabilizado com ruas de asfalto e lajes de concreto, a criação de sistemas ecológicos que integrem o homem e a água na paisagem garante a redução do número de enchentes, a recarga do lençol freático, um melhor conforto térmico, o aumento da segurança no abastecimento de água e outros tantos benefícios diretos e indiretos.

Quem ministra o curso é Gui Castagna, que integra sua formação em engenharia civil com a visão da permacultura no desenvolvimento de projetos de design ecológico e sustentabilidade em água, de projetos residenciais a empreendimentos comerciais, incluindo a capacitação de comunidades tradicionais e de baixa renda. É membro do corpo técnico do OIA (O Instituto Ambiental, Petrópolis/RJ), ASSU-Ubatuba (Ubatuba/SP), e proprietário da Livraria Tapioca, dedicada à promoção de títulos voltados à sustentabilidade na prática.

Mais informações sobre o curso você encontra no site da Morada da Floresta.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.