A leitora Talita comentou no post Está mais do que na hora de reduzirmos o uso de sacolas plásticas:

“Oi Elaine,

Concordo que reduzir o numero de sacolas plásticas seja mito importante, mas numa cidade pequena como a que eu moro, em que as pesoas, só andam a pé e muitas vezes passam em frente a algum lugar e lembrar de comprar coisas e as vezes estão com as mochilas cheias, ou sem elas, é inevitavel o uso de sacola plástica… ou mesmo em cidades grandes, na correria do dia a dia é mto facil esquecer nossas ecobags… Fora que REDUZIR melhora, mas não resolve o problema das sacolas! Entao, acho tão, ou mais importante ainda você escrever sobre como reutilizar essas sacolas dentro da nossa própria casa, para nao jogarmos no meio ambiente! Tenho várias idéias e aplicações na minha casa, se precisar de uma ajuda para escrever só mandar um e-mail! Abraço e boa sorte!”

Talita tem toda razão. Por mais que tentemos reduzir o uso de sacolinhas, nem sempre consequimos deixas de usá-las, o que torna a reutilização e a reciclagem essenciais para manter essa vilã bem longe de rios e mares. Assim, busquei algumas soluções que ajudam nessa questão. Veja abaixo o que fazer:

Para reduzir

1) Tenha sempre uma ecobag à mão – na bolsa, no carro ou em casa, mantenha sua ecobag em local de fácil acesso. Isso evita que, na hora de pagar por um produto, precise usar uma nova sacolinha.

Sugestão: use uma sacola plástica em bom estado para amarrar a ecobag depois de bem dobrada (ela precisa ser de pano). Isso diminui seu tamanho e facilita mantê-la dentro da bolsa.

2) Leve suas sacolinhas às compras – com um pouco de paciência e boa vontade podemos dobrar as sacolinhas que temos em casa. Isso reduz seu tamanho e facilita para levar-lás às compras. Veja abaixo o vídeo mostrando como dobrar as sacolinhas.

Depois de dobradas, coloque algumas na bolsa, na mochila, no carro, na gaveta do escritório e em outros lugares que vão ajudar a encontrá-las quando for preciso. Sugiro também que coloque algumas próximo à porta da sua casa, como perto de onde deixa suas chaves.

Para reutilizar

1) Como sacos para lixo – use para o lixo doméstico, para separar os itens recicláveis, para o carro, para acondicionar as fezes dos bichinhos, entre outros.

2) Como embalagem para itens diversos – use para guardar itens em viagens, acondicionar roupas de inverno durante o verão (evita cheiros e mofo), separar o guarda-chuva molhado, entre outros.

Para reciclar

1) Matéria-prima para artesanato – aqueles que gostam de trabalhos manuais podem usar as sacolas para produzir um fio próprio para crochê. A Recicloteca tem um passo-a-passo muito interessante mostrando como fazer. Acesse o site para conferir.

2) Como enchimento para almofadas de pets – testei e foi aprovada! Usar aqueles sacos transparentes que pegamos no mercado para colocar legumes e frutas são macios o suficiente para gerar uma ótima almofada para pets. Confira abaixo a humilde almofada que foi totalmente aprovada pela Suzy:

3) Encaminhado para empresas que fazem reciclagem de sacolas – esgotadas as possibilidades, só resta separar para reciclagem. Para saber quem recebe esse tipo de material, acesse o site da Recicloteca e verifique o ponto de recebimento mais perto de você.

===//===

Conhece outros usos para as sacolinhas plásticas? Compartilhe conosco nos comentários.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.