Já parou para pensar em quanta terra é necessária para manter o seu atual estilo de vida? Desde a produção do alimento até a absorção dos resíduos gerados pelo consumo precisamos de terra para suportar esse processo.

Nesse contexto, Pegada Ecológica é uma métrica que permite calcular quanto de terra precisaríamos se toda a população do planeta adotasse um determinado estilo de vida. Só para ilustrar, segundo essa métrica seriam precisos cinco planetas caso a humanidade adotasse o mesmo estilo de vida comum nos Estados Unidos. Só que temos apenas um…

Por isso, conhecer a Pegada Ecológica da humanidade permite determinar a pressão que fazemos sobre o planeta e a buscar ações individuais e coletivas que mudem essa situação.

Como forma de ajudar às iniciativas individuais, o Global Footprint Network apresenta um quiz que permite calcular nossa pegada ecológica atual. O questionário tem várias perguntas,  passando pelo tipo de alimentação, hábitos de consumo, transporte utilizado, entre outros. Após informar todos esses dados, o site retorna um resultado semelhante ao na figura abaixo:

Fiquei muito feliz em descobrir que minha pegada ecológica está dentro de uma realidade planetária, sendo possível a todos do planeta viver da mesma forma que eu.

Mas cabe ressaltar que o item mais significativo de todos foi o consumo de carne. Adotei a segunda sem carne a algum tempo e ampliei para sexta a alguns meses. Também não consumo aos finais de semana, o que reduz a duas ou três porções por semana. E acredito que chegarei a nenhuma porção em breve.

Simulando novamente as questões, fica claro que o consumo de carne é um dos itens de maior impacto. Por isso a redução de seu consumo é tão importante.

Agora, aproveite para calcular a sua pegada ecológica e, se quiser, compartilhe conosco o resultado aqui nos comentários.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.