Esse é o livro para quem quer saber de onde vem o alimento que encontramos nas gôndolas dos mercados.

As prateleiras de um supermercado – estágio final de nossa cadeia alimentar – são o ponto de partida escolhido pelo escritor e jornalista americano Michael Pollan para a viagem de investigação empreendida em ‘O dilema do onívoro’. O leitor é convidado a perfazer o caminho inverso – reconstituindo o trajeto dos alimentos, desde o prato à nossa mesa até a sua origem derradeira – o solo. Quanto mais longo e intrincado é o percurso que liga as duas pontas dessa cadeia altamente industrializada, argumenta o autor, mais ignorantes nós nos tornamos a respeito do que, em última análise, estamos comendo. Afinal, que mistérios estão por trás de um simples item de um cardápio de fast-food? Para responder a essa e outras perguntas, Pollan armou-se da obstinação e do espírito meticuloso que caracterizam os grandes repórteres investigativos. O jornalista leva o leitor a explorar, não apenas intelectualmente, mas sensorialmente, todas as implicações – éticas e ecológicas, econômicas e políticas – relacionadas ao ato de se produzir e consumir um alimento. O resultado da investigação – um misto de reportagem, ensaio e depoimento pessoal – surpreenderá os leitores ao revelar que a aparente variedade dos modernos supermercados esconde uma alarmante uniformidade imposta pela superprodução industrial. Para chegar a um diagnóstico sobre o que considera a atual desordem alimentar, Michael Pollan investiga três mundos diferentes – o do cultivo e produção de alimentos em escala industrial, o do florescente negócio da agricultura orgânica – com o que tem de promissor e de enganoso – e aquele ligado à caça e à coleta. Neste último, ensaia uma volta, em pleno século XXI, à atividade primeira do Homo sapiens, o onívoro por natureza que todos nós somos.

Veja na Livraria Cultura

Muitos dos assuntos discutidos pelo autor também aparecem no documentário “Food Inc“. É assustador descobrir que a diversidade que percebemos ao entrar nos supermercados é apenas uma idéia, e que grande parte dos produtos são feitos com os mesmos ingredientes.

Recomendo a leitura.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.