Quem já não sentiu vontade de ter em casa um jardim semelhante aos das revistas de decoração? Confesso que tenho essa vontade a muito tempo, mas estava faltando tempo e dinheiro para colocar os projetos em andamento. Afinal, ou contratamos os serviços de um paisagista ou temos que colocar a “mão-na-massa”.

Como grande adepta do “faça-você-mesmo”, preferi a segunda opção. Não apenas pela questão financeira, mas também pelo prazer de observar o resultado de um trabalho que realizamos do começo ao fim. Assim, vamos ao projeto para o um cantinho Zen ao lado da garagem.

Você está lembrado da estrutura que usei para apoioas as abóboras quando começaram a crescer? Então dê uma espiada na foto abaixo:

Antes - com o varal

O estrado da nossa cama quebrou a alguns meses. Sem saber o que fazer com o material, deixei-o guardado no quarto da bagunça. Como o pé de abóbora já estava chegando ao seu período final, precisaria de alguma coisa que ajudasse a proteger as plantas menores do sol e de chuvas fortes.

Assim, no começo desde mês tive a idéia de aproveitar as madeiras do estrado para fazer uma nova estrutura para o canteiro. Desmontei a estrutura anterior e fixei as madeiras com pregos em nova disposição. Também acrescentei uma tela do tipo mosquiteiro, que vai reduzir a incidência direta do sol e minimizar a força das chuvas. Veja como ficou:

Estrado com a tela mosquiteiro

Depois, foi só usar as madeiras que sobraram para fixar o estrado na parede e no muro.

Depois - com a fixação do estrado

Resolvida a questão do canteiro, pesquisei várias opções de artigos para transformar a área das plantas. Os pedriscos já tinha, pois sobraram da nossa última obra. Só precisava de alguma coisa que permitisse criar um espaço acima da ardósia do corredor.

Pesquisei pedras e madeiras de demolição, mas o preço acabava sempre bem acima do que estava disposta a gastar. A opção que encontrei foram oito peças de mini-deque em madeira de reflorestamento, que estavam com um ótimo preço na Leroy Merlin. Elas estavam sem tratamento algum, sendo preciso várias demãos de óleo de linhaça para vedar a madeira. Depois de secar, foi só esticar uma manta de drenagem em toda a área e dispor as peças. Veja como ficou:

Como ficou o meu cantinho

Meu cantinho de outro ângulo

E, é claro, aproveitei algumas promoções para fazer novas aquisições.

Novas aquisições - mini-rosas amarelas

Novas aquisições - antúrio

Outro item que adquiri foi o gotejador para garrafa pet. É econômico e mantém a terra sempre úmida. Recomendo.

Gotejador para pet

Agora, é só aproveitar!

Cantinho para trabalhar e relaxar

E você? Tem uma história parecida com a minha? Então compartilhe nos comentários.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.