Peço desculpas pela ausência. Depois de um período turbulento, aqui estou de volta à ativa.

Para aqueles que não acreditam muito nos impactos negativos dos agrotóxicos nos alimentos, devo sugerir que revejam suas crenças. Nas últimas três semanas perdi três porquinhos-da-índia. Mas eles não se foram todos juntos, e sim como num processo de intoxicação, onde os mais sensíveis sucumbem primeiro. De início, não desconfiamos da razão, já que se tratava de dois filhotes e a mamãe de cinco meses. Achamos ser o calor ou o fato mãe ser muito nova. Mas hoje a Suzy, minha porquinha mais velha, também começo a passar mal.

Não tive dúvidas: corri para o veterinário. E minha surpresa foi o relato desse profissional, acostumado com situações semelhantes, de que o quadro caracterizava intoxicação por veneno, provavelmente usado no cultivo ou conservação dos alimentos. Ele medicou a Suzy e a Branquinha, que por enquanto estão bem. Mas fiquei chocada por saber que esse tipo de caso é mais comum do que pensamos.

Por serem mais sensíveis, esses bichinhos reagem quase que de imediato à ingestão de grandes quantidades de agrotóxico. O que para nós se acumula durante anos, para eles tem efeito quase mortal. Inclusive, o Dr. Rodolfo disse ser bastante comum a intoxicação de papagaios em razão do consumo de sementes de girassol com grandes quantidades de inseticida.

Agora, mais do que nunca, reconheço a importância da produção totalmente natural para a continuidade da vida.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.