Minhocário doméstico – versão 2.0

Depois de um ano fazendo uso intensivo do minhocário doméstico, percebi que o modelo que usei inicialmente (do livro Soluções Sustentáveis – Permacultura Urbana) não funciona tão bem para sistemas em caixas, e sim para composteiras em tambores (com um único compartimento). Dessa forma, com o objetivo de ajudar aqueles que desejam montar o seu próprio minhocário, segue o modelo que passei a adotar a alguns meses:

Como fazer um minhocário doméstico – versão 2.0

Você vai precisar de:

  • Três caixas em cor escura, tipo container, que possam ser empilhadas sem o apoio das tampas e uma tampa;
  • Torneirinha de bebedouro;
  • Uma furadeira com broca de 4 ou 5 milímetros (ou outra técnica para fazer furos em plástico)
  • Minhocas (para saber mais sobre as espécies de minhocas leia Espécies de minhocas: diferenças básicas);
  • Substrato (inicialmente um saco de 20Kg);
  • Jornal sem cor ou serragem;
  • Restos de comida.

Minhocario

Conforme figura acima, faça de 10 a 15 furos no fundo das caixas 1 e 2 com a broca tamanho 5 e alguns furos na tampa com a broca tamanho 4. Corte a lateral da caixa 3 e fixe a torneirinha (use silicone para vedar a torneira).

Coloque uns cinco dedos de terra na caixa 1 e as minhocas (para saber com quantas minhocas começar leia Com quantas minhocas eu começo?). Deixe um ou dois dias antes de colocar os restos de comida, acrescentando uma camada fina de terra, serragem ou jornais sem cor. Quando a caixa 1 estiver cheia, passe-a para baixo e deixe compostar, colocando a terra e os restos de alimento na caixa 2. Depois de 45 dias o húmus estará pronto para uso.

About The Author

Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.

  • danusa

    Olá, gostaria de parabeniza-la pelo site, mto bom!!
    Bom, estou improvisando uma composteira, com 3 vasos aclopados, mas tenho 3 encomenda de composteiras!!inclusive para um restaurante, mas estou com muitas dificuldades para encontrar as caixas plasticas. Na web encontrei diversos sites mas todos de SP, PR ou RJ e moro em Porto Alegre, tens como me ajudar?que tipo de loja vende estes containeres??

    • Elaine Costa

      Oi, Danusa.

      Vc pode cotar com o pessoal da Marfinite. Tem alguns representantes da sua região. Outra marca com caixas semelhantes é a Bolivar. Dê uma olhada no site das empresas para encontrar uma revenda. Acredito que essa é a melhor condição em relação a preço.

      Abraços//

  • oi, preciso saber o que acontece com a terra do minhocário depois de algum tempo para o meu trabalho.

    • Elaine Costa

      Natasha,

      A terra inicial de mistura com o composto e se torna um ótimo adubo. Como os resíduos ficam com a cor escura, é quase impossível distinguir um do outro.

      Abraços//

  • kathia

    Ola, tudo bem!? Tambem quero comecar a cultivar essa minhocada rs. Mas hoje quando fui pesquisar materiais e precos, fiquei imaginando a montagem e aí surgiu uma duvida..
    Quanto de terra eu coloco na caixa? Até a metade? se eu deixar um espaco de 20 cm entre a terra e a caixa de cima, as minhocas conseguem subir?

    preciso fazer a troca da terra periodicamente?

    • Elaine Costa

      Olá, Kathia.

      Para começar, coloque apenas uns cinco dedos de substrato e as minhocas na caixa de cima. Deixe uns dois ou três dias para que elas de ambientes e depois coloque os resíduos, mas apenas metade da quantidade que seria diária. Depois do primeiro enchimento da caixa, coloque esta para baixo e a vazia na parte de cima. Não se preocupe com a diferença de altura entre o resíduo da caixa de baixo e a de cima. Elas sobem pelas paredes da caixa e passam pelos furos da outra caixa, atraídas pelo resíduos frescos.

      Vc só precisa usar a terra uma vez, ou se precisar limpar totalmente as duas caixas.

      Abraços//

  • Marcelo

    Olá Elaine …Que blog maravilhoso, parabéns … Iniciei meu minhocário lendo e aprendendo muito por aki … Mas estou com um probleminha que talvez seja por erro de interpretação de alguma informação que eu andei lendo … Estou tendo problemas com insetos microscópicos (quase, são muito pequeninos) que infestou minha caixa de resíduos, de forma que toda a vez que abro a tampa, elas acabam subindo por meus braços … Uma coisa que percebi ou não entendi bem, foi sobre furos para erejar o minhocário. Eu não fiz estes furos e não há arejamento, apenas quando eu abro, todas as noites, para tratá-las. Será este o motivo ??? Criou-se um ambiente não arejado que facilite este proliferamento ???? Eu produzo muito lixo orgânico e tento contrabalançar com folhas varridas da calçada, mas acho que ainda é pouco ….
    Um grande abraço e novamente parabéns.
    Marcelo

    • Elaine Costa

      Marcelo,

      A falta de aeração pode ajudar na proliferação dos insetos. O ideal é que vc faça os furos na tampa. Para resolver o problema das moscas, compre serragem clara, encontrada em casas de ração, e cubra completamente todos os resíduos. Não deixe nenhum espaço sem cobrir. Isso resolve o problema em alguns dias.

      Para evitar que os insetos voltem continue sempre cobrindo bem os resíduos. Por isso, sugiro que vá até uma serralheria para pegar a serragem. Eles não costumam cobrar por isso.

      Abraços//

    • Fernando

      Marcelo,
      Esses insetos são provavelmente ácaros macroscópicos, que fazem parte do “ecossistema” do minhocário.
      Às vezes até alguma aranhinha surge também, mas isso é bom pois elas predam moscas.
      Todos esses organismos são importantes no minhocário e preparam o alimento para outra etapa de decomposição.

  • Daniel

    Boa noite, quero começar um minhocário mas não consegui encontrar caixas adequadas. Onde encontrar?

    • Elaine Costa

      Daniel,

      Pesquise na sua região sobre caixas do tipo conteiner (industriais) ou caixas organizadoras não transparentes que se encaixem ou se apoiem pelo uso das tampas. Pode ser qualquer modelo, considerando que uma caixa precisa ser capaz de absorcer a quantidade média mensal de resíduos gerados. Só não use aquelas transparentes.

  • Guilherme

    Bom Dia!!
    Guilherme Buzatto
    Frederico Westpahlen .Rio Grande do Sul

    As mihocas da caixa 1 devem ser postas para a cixa dois junto com os resíduos organicos? Depois estes resíduos se decompondo com a palha seca por cima ,irá criar umidade ,então esta umidade irá descer para a caixa 3.Então te pergunto se este processo que falei agora,esta certo? E qual é a serventia da tal torneirinha?

    Me RESPONDA POR FAVOR!!
    Que estou com muitas duvidas!!

    • Elaine Costa

      Guilherme,

      No começo, é isso mesmo. Minhocas na caixa de cima e chorume na última. A torneira serve para coletar o chorume, que não deve ficar de acumulando. Quando a caixa de cima estiver cheia, passamos ela para o meio e subimos a outra. Não precisa colocar novas minhocas. Basta colocar os resíduos que elas sobem da outra caixa.

      Abraços//

  • Vinicius

    Oi Elaine, só pra agradecer. Muito obrigado de verdade. Um abraço.

  • Ana

    Obrigada pela rapidez da resposta.
    Geralmente eu coloco terra na caixa de compolstagem, eventualmente folhas secas.
    Creio que o humus que utilizei já tinha um bom tempo aqui em casa, por isso não apareceram as minhocas.
    Eu estou interessada em adquirir umas minhocas, para dar continuidade ao meu projeto, vc pode me indicar esse seu amigo?
    Desde já agradeço a sua atenção, Ana

  • ana

    Olá, comecei a compostagem em agosto/2010, coloquei as caixas furadas, a terra, o humus, e desde então, acrescento os restos organigos produzidos aqui em casa, porém, não houve ainda a produção do chorume, e nenhuma minhoca nasceu. Vc tem ideia do que eu posso fazer para dar certo?!
    Desde já agradeço a atenção, Ana

    • Elaine Costa

      Oi, Ana.

      Precisa verificar a qualidade do húmus. Depois de seis meses da coleta ele fica fraco e as minhocas dificilmente nascem. O ideal é se vc conseguisse algumas minhocas. Meu parceiro trabalha com minhocas avulsas. Se tiver interesse, entre em contato.

      Quanto ao chorume, depende da quantidade de material úmido que está colocando. Vc está colocando terra ou serragem / folhas sobre os restos de alimentos? Se for terra, essa pode estar absorvendo a umidade dos resíduos, impedindo que passem para a caixa de chorume. Se não for o caso, quais os tipos de resíduos que está colocando?

  • Vinicius

    Oi tudo bem? Meu nome é Vinicius. Existe um tipo de terra que é melhor para a compostagem? E para o minhocário? É a mesma terra? Obrigado.

    • Elaine Costa

      Vinícius,

      A terra é usada apenas como forração do minhocário, servindo de casa para as minhocas. Vc pode usar essa terra vegetal vendida em lojas de jardinagem. Mas prefira aquelas adubadas de forma orgânica.

      Abraços//

  • AGNALDO

    Queria saber se posso criar no mesmo ambiente, minhoca vermelha-da-califórnia, e minhoca gigante-africana?

    • Elaine Costa

      Agnaldo,

      Não é muito indicado misturar as espécies pois elas apresentam hábitos diferentes, bom como preferem ambientes em condições diversas. Por exemplo, a vermelha-da-califórnia prefere temperaturas mais amenas e é ótima para produção de húmus. Já a gigante-africana prefere temperaturas mais altas e, embora também produza húmus, ela é mais usada como isca.

      Assim, o ideal é criá-las separadas ou, se quiser ter húmus e minhocas para pescaria, crie apenas as gigantes-africanas.

      Abraços//

  • renata

    Oi Elaine,
    Estou com um minhocário por cerca de um mês e percebo as minhocas nas suas laterais ou indo (caindo?) para a caixa do chorume. Interpreto isso como uma fuga, sendo assim a terra está com algum problema que visualmente considero ser escesso de umidade, pois surgem “plantinhas-fungo” na terra.
    Para o controle de umidade tenho colocado cinzas, o que não adiantou. Recentemente ccoloquei pedacinhos de guardanapo, gostaria de saber o que seria mais indicado para reduzir a umidade.

    Obrigada!

    • Elaine Costa

      Renata,

      Faça o seguinte teste: pegue um punhado do material e aperte. Se saírem mais do que umas cinco gotas, a umidade está alta. Como o tempo está mais frio, isso acontece mesmo. O ideal é deixar o minhocário aberto por alguns períodos para ajudar na evaporação. Outra solução de aumentar a quantidade de serragem que você coloca. A mesma vai absorver o excesso de água.

      Quanto às minhocas que ficam nas laterais, não se preocupe. É um comportamento normal. Só evite acumular muito chorume na última caixa para que as minhocas não se afoguem caso caiam.

      Abraços//

  • morgana

    Pelo que li o humos nem sempre pode ser usado diretamente na horta,isso é verdade?
    Algumas vezes apenas como cobertura e as vezes misturado com terra, você tem algumas tabelas para este uso?

    • Elaine Costa

      Morgana,

      Desculpe não ter respondido antes. Só vi isso hoje.

      Vc me deu uma ótima sugestão. Como a sua pergunta é um pouco extensa, vou responder com um artigo. Peço aguardar que logo publico ele por aqui.

      Abraços//

  • Flavio

    Elaine, primeiramente parabens pelos artigos, gostei bastante.
    Me restaram algumas dúvidas que gostaria que me auxiliasse. Enumerei para facilitar a resposta.
    1) Quando passar a caixa 1 para baixo e iniciar o processo com a 2, as minhocas irão passar voluntariamente da 1 para a 2, vias os furos em seu fundo?
    2) Observei que uma da lojas que encontrei vende minhoca por quilo, poderia me dar uma idéia de quantas minhocas, em média, vermelha-da-california vem em 1Kg?
    3) Poderia eu dizer que a velocidade ideal para se encher a caixa 2 é de 45 dias (valor estimado para o humos estar pronto) ou seja, quando passar ela novamente para baixo a de número 1 estará pronta para ser esvaziada e sem nenhuma minhoca? Portanto o tamanho da caixa esta equacionado exatamente nesta relação tamanho da caixa / quanto eu gero de lixo / 45 dias.
    4) Por ultimo, pelo que li o humos nem sempre pode ser usado diretamente na horta, algumas vezes apenas como cobertura e as vezes misturado com terra, você tem algumas tabela para este uso?

    Mais uma vez parabens e muito obrigado, ficarei no aguardo das respostas.
    Grato
    Flavio

  • Rodrigo

    Oque eu faço com o chorume?

    • Elaine Costa

      Rodrigo,

      O chorume é um excelente biofertilizante. Vc pode usá-lo diluído em cerca de 1 parte para 10 de água, regando periodicamente as plantas. Tb pode ser usado para tratar fungos. Basta aplicar o líquido nas folhas com o problema.

      Abraços//

  • renato

    Isso nao é uma patente de um pessoal de brasilia? eu posso fazer a minha sem problemas?

    • Elaine Costa

      Renato,

      Essa questão de patentes é muito relativa. Vc não precisa de autorização de ninguém para fazer compostagem. Como montar a estrutura vai da sua criatividade e dos materiais que tiver disponíveis. Talvez apenas para comercialização sejam necessários alguns cuidados com o desing e os materiais usados. Mas ninguém pode patentear um processo realizado pela natureza. Os homens tentam, mas a natureza dá a melhor resposta disponível: os ignora.

      De qualquer forma, não precisamos de autorização para fazer a coisa certa. E se precisarmos, será o fim da picada. Se tivermos que engolir patentes para compostagem doméstica é quase como aceitar monopólios que controlam a água em países em desenvolvimento. E isso não será consumo consciente, muito menos responsável.

      Respeitar o trabalho das pessoas é muito importante. Mas não devemos esquecer que a maior parte das criações humanas são de pessoas que conseguiram perceber o que estava no inconsciente coletivo. Assim, toda criação precisa beneficiar o máximo de pessoas. Por isso, certas coisas pertencem a todos.

      Abraços//

  • Dionaldo

    E a torneirinha, serve para o que?

    • Elaine Costa

      DIonaldo,

      A torneirinha é fixada na caixa de baixo para facilitar a coleta do chorume. De outra forma seria preciso desmontar todo o minhocário para fazer a coleta.

      Abraços//

  • luis

    gostaria de saber se posso usar esterco de vaca seca misturado com terra para alimentar as minhócas

    • Elaine Costa

      Olá, Luis.

      Pode usar esterco sim. Só tome cuidado com a quantidade. Como o esterco vai compostar e aumentar a temperatura do minhocário, uma grande quantidade de esterco por tornar o ambiente muito quente para as minhocas.

      Abraços//

  • Irenita

    Oii! Amei seu blog. Sou professora e estou começando uma composteira na sala de aula, só que o recipiente que consegui é um aquário. Precisa ter furo em baixo? É que o aquário e emprestado da diretora. Pretendo colocar o húmus com as minhocas em baixo, uma tela de jardim, e em cima os resíduos depois cobrir com o jornal. Acha que dará certo? Tenho medo de ficar muito molhado a partede baixo sem o furo.

    Obrigada, sua resposta me ajudará muito.

    Irenita

    • Elaine Costa

      Olá, Irenita!

      O problema em usar um aquário é que não vai haver saída para o chorume. Se for por pouco tempo, td bem. Mas depois de um mês sem ser coletado, o chorume pode começar a cheirar mal e até criar aquelas larvas brancas.

      Se a idéia tb é facilitar para as crianças visualizarem as minhocas, saiba que elas detestam a luz. Ao menor sinal, escondem-se. Assim, o ideal mesmo são as caixas.

      Abraços//

  • joyce Ferreira

    Adorei o Blog, vou já preparar a minha minhocada… huahuaaua

    tô com um projeto de sacolas totalmente biodegradáveis, elas podem ser descartadas no minhocário e transformadas pelas minhocas em húmus, é uma maravilha, para saber mais, me envie um e-mail
    joyce_.novais@hotmail.com
    bjaum e parabéns!

  • Cristiane

    Olá Elaine, em primeiro lugar quero parabenizá-la pelo site, é ótimo!
    Eu estou querendo fazer um minhocário para aproveitar o lixo orgânico daqui de casa e ao mesmo tempo adubar meu jardim, mas estou sem grana para comprar as caixas (andei pesquisando e sai aproximadamente por R$300,00), e como não quero esperar eu gostaria de saber se posso usar vasos de plantas, aqueles retangulares de plástico, e tampar com lona preta e se o chorume não tem problema de escorrer para terra, pois pensei em colocar o vaso com as minhocas no chão mesmo.
    Desde já agradeço pela atenção.

    • Elaine Costa

      Olá, Cristiane.

      Pode usar vasos sim, mas não precisa de lona. Se os vasos forem fica na terra, use apenas uma manta permeável, daquelas de jardim. Tenha, pelo menos, dois vasos. Quanto um ficar cheio, feche deixe por um mês compostando.

      Para evitar mosquinhas, sempre cubra todos os alimentos úmidos completamente com serragem ou folhas secas. Use tb uma tampa de madeira ou papelão com alguns furos para manter fechado.

      Abraços//

    • oneias rodrigues dos santos

      oi elaine eu vi por acaso vou adotar essa ideia a duvida e a seguinte a minhoca para eu começar pode ser aquela que eu encontro no quintal e a velocidade que coloco os resto de comida desde ja obrigado e parabens

      • Elaine Costa

        Oneias,

        Pode ser sim. A minhoca de jardim também dá bons resultados na compostagem. Meu primeiro minhocário foi feito com essas minhocas.

        Quando à velocidade, faça o seguinte: divida a capacidade do recipiente que vai usar para fazer compostagem por 30. É ideal que tenha dois ou mais desses recipientes. Esse volume é o máximo de resíduos que vc deve colocar por dia. No começo, como são poucas minhocas, coloque a metade dessa quantidade até encher a caixa. Depois passe-a para baixo e, na caixa vazia, pode colocar o volume total calculado. Esse período costuma ser suficiente para as minhocas se multiplicarem.

        Tenha cuidado apenas com a umidade do composto. Use sempre serragem ou folhas secas para equilibrar a água e evitar mal cheiro. Como ainda são poucas minhocas, há um risco de aparecerem bichinhos indesejados se o composto estiver muito úmido.

        Abraços//

  • Pingback: Como fazer um Minhocário caseiro | Vida Sustentável()

  • Lucas Brasil

    Olá Elaine! Só acho legal dizer que não pode colocar restos animais pois demora bem mais para decompor e fica um cheio horrível podendo atrair ratos!!

    Muito legal essa maneira de fazer o minhocário, preciso fazer um para expor em um evento sobre agricultura orgânica,vou tentar fazer um em escala menor. Abraço

    • Elaine Costa

      Oi, Lucas.

      Comentei sobre isso no outro artigo. Restos animais são complicados de manejar. O melhor mesmo é restringir o minhocário apenas para restos vegetais.

      Abraços//

      Elaine

  • Gustavo

    olá !

    Meus Parabéns Elaine pela adaptação do minhocário, e principalmente pela explicação detalhada de cada processo de construção.

    Vou iniciar o meu minhocário ! Mãos na terra…

  • cesar cornelius

    Olá Elaine Essa serragem ou jornal deve ser colocado toda vez que colocar alimentos ?
    Posso colocar toda a grama cortada do meu jardim de uma vez só e encher a caixa 1.
    Qdo sei que a compostagem esta pronta.
    Qdo a caixa 2 for para o lugar da 1, devo colocar os 5 dedos de de terra?
    Qtas minhocas preciso para iniciar o minhocario versão 2.0
    Se usar menos minhocas, devo colocar menos alimentos, dando tempo para que se multipliquem?
    Abração Cesar

    • Elaine Costa

      Cesar,

      Vou responder suas perguntas por partes:

      Essa serragem ou jornal deve ser colocado toda vez que colocar alimentos? – Sim, mas vc pode usar tb terra ou a poda do jardim já seca. Isso é importante para evitar cheiros e bichinhos indesejáveis.

      Posso colocar toda a grama cortada do meu jardim de uma vez só e encher a caixa 1. – Pode sim. Basta acondicionar as minhocas antes, conforme respondo a seguir.

      Qdo sei que a compostagem esta pronta. – Respondo a seguir.

      Qdo a caixa 2 for para o lugar da 1, devo colocar os 5 dedos de de terra? – Não. A terra só é necessária ao iniciar o minhocário. Depois, como as minhocas vão migrar de uma caixa para outra, já não é mais preciso. Basta colocar os restos de alimentos e a serragem, folhas, etc.

      Qtas minhocas preciso para iniciar o minhocario versão 2.0. – Sugiro cerca de 120 vermelhar para começar, caso vc faça a inserção dos restos de alimentos gradativamente. Se for encher a caixa com restos de poda, pode começar com umas 400. A população dobra a cada dois meses e, em cerca de 25-30 dias já terá húmus. Vc pode ler mais sobre o assunto aqui.

      Se usar menos minhocas, devo colocar menos alimentos, dando tempo para que se multipliquem? – Se vc for colocar os restos gradativamente, o ideal é que comece com menos minhocas. De outra forma, elas podem ficar sem alimento e quer fugir. Mas se for começar um uma caixa cheia, pode aumentar a quantidade.

      Abraços//

  • Hugo Cézar

    Elaine o chorume é um biofertilizante como ele deve ser usado nas plantas puro ou com agua e a dosagem para cada litro de agua.

  • ÉricoF

    Nossa Elaine muito obrigado pela ajuda, li a matéria que colocou sobre a minhocoçu e fiquei espantado, não sabia que é uma especie tão problematica para a criação e vou optar por uma outra espécie, vou me informar melhor no site da Minhobox sobre a gigante africana. Mais uma vez muito obrigado.

  • ÉricoF

    Pode me dizer se tem algum lugar que posso tirar mais duvidas a respeito da criação de minhocas uçu? Pois estas são maiores e acredito que mais dificeis de se reproduzirem.

    • Elaine Costa

      Oi, Érico.

      Sobre minhocas para pesca indico o pessoal da Minhobox. Eles vendem de minhocas até minhocários prontos, além de ter uma “linha” voltada para pesca. Dê uma olhada no site para conhecer os produtos deles. A Minhobox vende tb só as minhocas, mas acho que só das espécies vermelha-da-califórnia e a gigante-africana, indicada para pesca. A uçu que vc fala é a minhocoçú? Se for, parecer que a criação dela é bem complicada. Tem até uma matéria na Minhobox sobre o assunto.

      Em relação às caixas, não estou muito certa sobre o tamanho para criação de minhocas para iscas. Mas como vc vai usar de vez em quando, talvez seja melhor aliar as iscas à compostagem doméstica. Para isso, vc pode usar três caixas como esta.

      Para terminar, a função da caixa 3 é mesmo para captação do chorume, e essa é uma função muito importante. Às vezes pode até parecer que os alimentos que colocamos no minhocário tem pouco líquido, mas o que percebemos é um volume bem maior. Por isso, a cx 3 é fundamental.

      Se tiver outras dúvidas, é só perguntar.

      Abraços//

  • ÉricoF

    Olá Elaine me interessei muito pelo minhocario minha duvida é a seguinte, quero criar minhocas uçu para eu ir pescar de vez em quando então queria saber se para isso tenho que fazer alguma adaptação no modelo do minhocario e tb gostaria de saber se tem um tamanho minino para as caixas e outra duvida que tenho é sobre a caixa 3 onde a função dela é somente para a captação do chorume? Desde ja muito obrigado

  • Sergio

    Elaine,

    Primeiramente, parabéns pelo blog. Vou construir um minhocário partindo do seu projeto. Porém estou com certa dificulade em encontrar as caixas plásticas, pergunto:
    Elas tem alguma referência (marca. modelo)tem alguma outra alternativa?

    abç

    • Elaine Costa

      Encontrei cxs muito adequadas no Maxxi, originalmente usadas para armazenagem de alimentos. Dê uma olhada aqui para ver o modelo. Outra caixa muito boa é esta. Mas, no geral, caixas organizadoras como estas tb são boas opções.

      Abraços//

  • Júlio Rodrigues

    Bom dia, Eliane

    Qual a quantida de minhoca recomendada por m³ em um minhocario e/ou caixa, dependo do tamanho da caixa.

    • Elaine Costa

      Oi, Júlio!

      Como sua pergunta é bastante específica, estou pesquisando o assunto com os criadores profissionais. Assim que tiver a resposta coloco aqui nos comentários.

      Abraços//

  • Bruno

    Oi Eliane,

    No seu post acima, você disse que pode colocar restos de alimentos, com exceção de alho e cebola, borra de café, ervas e alimentos cozidos em pequenas quantidades. Lendo esta sua frase confesso que fiquei na duvida se borra de café, ervas e alimentos cozidos estão incluídos na exceção ou se realmente podem ser colocados.
    abs

    • Elaine Costa

      Oi, Bruno.

      A borra do café é ótima para varios usos, incluindo combate a pragas e adubo. Pode usar sem medo no minhocário (eu uso até hj e nunca percebi mudanças). Ervas em geral tb pode, pois o problema maior é com itens muito ácidos, como alho, cebola e suas cascas. Quanto aos alimentos cozidos, pode em pequenas quantidades como sobras de refeições. Se colocar muito alimento cozido pode aumentar a quantidade de sal no minhocário, que vai prejudicar as minhocas.

      Abraços//

  • Nesse modelo a tampa tem que ser furada?
    Qual a quantidade de odor gerada?
    Quantos dias pode ficar sem molhar (em casos de viagem)
    Alguma grande diferença em usar as minhocas nativas brasileiras?
    Quais alimentos não colocar? Coco de gato pode ir no minhocário?

    • Elaine Costa

      Olá, Rafael.

      É importante que a tampa tenha alguns furos para manter o minhocário arejado, embora não gere odor algum (pode acreditar!).

      Vc não precisa molhar o composto para mantê-lo úmido pois a água dos alimentos já faz isso. Em viagens, sugiro posicionar o minhocário no lugar mais fresco da casa.

      Não há diferença em relação a minhocas, embora alguns recomendem mais o uso das californianas. No meu primeiro minhocário usei minhocas do quintal da minha avó e o resultado foi ótimo (vc já viu as minhas abóboras? São resultado do húmus desse minhocário).

      Vc pode colocar predominantemente restos de alimentos crus, com excessão de alho e cebola (são muito ácidos), borra de café, ervas usadas para chás e alimentos cozidos em pequenas quantidades (cuidado com o sal!).

      Fezes de animais doméstico não são indicadas em razão das bactérias existentes. Em breve vou escrever sobre compostagem desse tipo de item.

      Abraços//

  • Eliete Molero

    Gostaria de saber o que está acontecendo com meu minhocário , as minhocas estão fugindo , mesmo sendo as caixa de encaixe ,o que pode ser feito ? abraços.

    • Elaine Costa

      Eliete,

      Verifique se está tendo muita incidência de luz ou calor excessivo. Essas são as razões mais comuns para as minhocas fugirem. Caso o local seja bom, tente arejar os resíduos semanalmente. Isso costuma resolver.

      Abraços//

  • Carlos Henrique

    Estou desenvolvendo um pojeto de horta na escola. Trabalho em uma zona rural e percebi o quanto minha clientela carece se interar mais de meio ambiente e comida saudável. Que tipo de minhocário vc recomendaria.

    • Elaine Costa

      Olá, Carlos!

      Uma boa opção é montar um minhocário com materiais reciclados, como um tambor, ou fazer diretamente no chão (diretamente na terra como um canteiro elevado). Este último não permite a coleta do chorume, mas é ótimo para propover o contato com o natural. O livro Soluções Sustentáveis – Permacultura da Agricultura Familiar tem esse modelo e outras dicas sobre compostagem.

      Outra forma é usar o minhocário em caixas, mas particulamente acho que esse tipo de modelo é mais para quem não constuma ter contato com a terra.

      Abraços//

  • talita

    obrigada!
    abraços!

  • talita

    oi elaine,
    sou eu de novo…
    fiz o minhocario direitinho seguindo todos os passos,numeros e tamanhos de furos, mas qndo vou remexer a terra vejo que as coisas q coloquei estao mofando, oq devo fazer?
    bjao

    • Elaine Costa

      Oi, Talita!

      Não se preocupe. Mofo tb é um dos processo naturais de compostagem. Podem aparecer até outros bichinhos, mas todos estão trabalhando para transformar os resíduos.

      Se começar a cheirar mal, coloque mais serragem ou jornal sem cor.

      Abraços//

  • Bruno

    Oi, Elaine, tudo bem? Voltei com novidades.

    Meu minhocário-filtro de barro lotou rapidinho e eu tive que improvisar outras formas. Usei uns galões de água, mas não deu muito certo. Então, comprei um gaveteiro preto. Voltei aqui para consultar e verificar se eu lembrava todo o procedimento, porque neste exato momento vou fazer os furinhos nele e jogar o húmus com as minhocas.

    Como faço pra mandar fotos?

    bjs,
    Bruno

    • Elaine Costa

      Oi, Bruno!

      Vc pode usar tb pneus velhos. Só precisa tampar na parte de baixo, colocar uma divisória entre os eles com furos e fazer uma tampa com furinhos (esse modelo vou testar em breve).

      Mande as fotos para elaine maiscommenos.net com a sua história. Vai ser ótimo!

      Abraços//

  • marcos lopes

    vc tem algum manual de extruçao como manejar e montar o primeiro minhocario que um pouco complexo elas sao um pouco exigentes nao ou e muito simples

  • marcos lopes

    oi elaine boa tarde estou querendo comessar um mnho cario ja tenho as caixas sao tabuleiros de peixe plas tico azul escuro e vermelho moro em apartamento este chorume nao vai deixar um mal cheiro e moscas e outro insetos a caixa tem encaiche mais as laterais ficam com uma abertura as minhocas nao vao sair um abraço muito interesante a sua inciativa

  • Emmerson

    Oi Elaine!
    Este tipo de minhocário doméstico gera muito chorume? O chorume tem algum aproveitamento? Qual a melhor maneira de descartá-lo?

    • Elaine Costa

      Olá, Emmerson!

      Gera chorume, mas a quantidade depende muito dos alimentos que colocamos. Por exemplo, se colocamos mais itens úmidos, como frutas e legumes, o chorume aumenta um pouco. Mas ele é muito útil como adubo ou como remédio para folhas atacadas por fungos. O ideal é dissolver em água e aproveitar nas plantas. E o volume que sobrar vc pode guardar, mantendo em lugar fresco e escuro.

      Abraços//

      Elaine

  • Talita

    Oi Elaine!
    primeiro, Parabens pelo blog…
    é tudo de bom!
    entao, estou fazendo o meu minhocário bem improvisado, com caixas organizadoras…
    Quero saber se para as minhocas trocarem de caixa, é só quando ela está totalmente cheia, pq estou pensando em colocar só um compartimento com as minhocas e depois qndo encher eu colocar o outro, pra economizar no custo inicial…
    Obrigada,
    Talita

    • Elaine Costa

      Talita,

      Pode começar só com uma caixa. As minhocas passam de uma caixa para outra quando deixamos de colocar restos de alimentos em uma e passamos a colocar em outra. Por isso, enquanto estiver usando a mesma caixa, não terá problema. Só não esqueça a saída para o chorume.

      Abraços//

      Elaine

  • Damodara

    Oi…
    estou adorando teu blog.
    Tenho uma dúvida:

    ” Quando a caixa 1 estiver cheia, passe-a para baixo e deixe compostar, colocando a terra e os restos de alimento na caixa 2″
    Deve-se recomeçar tudo novamente na caixa 2, com novo substrato e novas minhocas? As minhocas da caixa 1 vão junto com o adubo para a terra?

    Obrigada,

    Damodara

    • Elaine Costa

      Olá, Damodara!

      Quando passar a caixa 1 para baixo e colocar a 2 para cima, as minhocas vão passar sozinhas de uma caixa para a outra. Basta checar se a caixa 2 tem os mesmos furos que a caixa 1 na parte de baixo e colocar normalmente os restos de alimentos na caixa 2. Quando for usar o húmus que compostou na caixa 1, algumas minhocas (e alguns ovo) irão para a terra mas, a maioria, vai continuar na caixa 2. Daí, quando a caixa 2 estiver cheia, o processo é o mesmo.

      Abraços e obrigada por participar do Mais Com Menos.

      Elaine

  • Damodara

    Obrigada Elaine!
    Gostei tanto do resultado que estou passando “a receita” pra tudo mundo!

    Valeuuuuu!

  • Gizele Ribeiro

    Valeu, estou gostando desse universo de “ajudar” o planeta e aos poucos vamos fazendo outras pessoas terem gosto pela coisa. Amo seu blog, vc fala de tudo, isso é muito bom.
    Grande beijo e bom finde.

  • Gizele Ribeiro

    Oi Elaine, tenho acompanhado seu blog ha um tempo e estou tentando elaboarar uma composteira com sobreposição de caixas como sugeriu. Como não fiz ainda me surgiu uma dúvida. Se vou deixar a primeira caixa depois de cheia no lugar da segunda, como ela vai secar? O xorume da primeira não vai ficar passando por ela? Isso não vai manter a humidade? Outra coisa, os furos da tampa são feitos com um tamanho de broca e do fundo com outro tamanho, eles são coincidentes ou não? Há uma tela entre uma caixa e outra?
    Desculpa o monte de perguntas. É que estou tentando poupar tempo pois as lojas são um pouco longe da minha casa.
    Grande beijo e parabéns pela iniciativa no blog.

    • Elaine Costa

      Olá, Gizele!

      Na verdade, a caixa q fica em baixo vai compostar. Então, não tem problema se o chorume passar por ela. Na verdade, se vc comprar um pacote com húmus de minhoca vai perceber que ele é um pouco úmido.

      Os furos entre a tampa e as caixas não precisam coincidir. Na tampa, eles objetivam manter o minhocário arejado. No fundo, serve para a passagem do chorume e das minhocas. Por isso, precisa ser um pouco maior. Adotando esse tipo de minhocário não precisa de tela.

      Quanto às perguntas, pode fazer sempre que tiver dúvidas. Fico muito feliz de poder ajudar.

      Abraços//

      Elaine

  • Andressa

    Bruno, asw minhocas vc pode tentar encontrar no humus de minhoca vendido em floricultura msm, geralmente tem minhoquinhas pequenas e até ovinhos. Tb fiz um minhocário alternativo e para minha surpresa no humus de minhoca que comprei aqui perto da minha casa ja tinha um monte de minhoquinhas, espero ter ajudado, Abs.

  • Bruno

    Oi, Elaine, obrigado!!!

    abs,
    Bruno

  • Bruno

    Que legal, Elaine!

    Se tudo der certo, a minha composteira reaproveitando filtro de barro pode ser o Minhocário caseiro – versão 3.0, ou Minhocário caseiro – versão alternativa. Acho que a vantagem dela é que já vem com torneirinha e, tirando a vela, você obtém a passagem entre um ambiente e o outro. Além disso, dá pra tirar uma pecinha da tampa e abrir um buraquinho sem necessidade de furar. Mas talvez eu fure, para aumentar as passagens, vamos ver…

    A capacidade dela é bem menor que a da Morada. Eu ainda dei sorte de ter pegado dois filtros que iam para o lixo, então pude empilhar dois recipientes de plástico um em cima do outro. Mesmo assim, como faço quase todas as refeições em casa, acho que vou ter que improvisar mais composteiras – tem uns galões de água vazios que já estão olhando para mim… rs

    Assim que tiver uma foto, mando para vc, pode deixar!

    E uma dúvida, para terminar: vc sabe quanto tempo mais rápido se decompõe a matéria orgânica no minhocário em comparação com a composteira comum (sem minhocas)? Pergunto isso porque não arranjei as minhocas ainda, e tô preocupado com o tempo que vai levar sem elas…

    Abraço!

    • Elaine Costa

      Oi, Bruno!

      Acho que a sua composteira vai ficar SHOW DE BOLA!

      Quanto ao tempo de compostagem, no livro Soluções Sustentáveis fala de 45 a 60 dias em composteiras de chão (mexendo uma vez por semana) e menos de um mês para composteiras feitas em tambores com um eixo, permitindo que se vire o tambor. A diferença entre as duas é que o produto da composteira é o adubo orgânico e o do minhocário é o húmus.

      Abraços//

      Elaine

  • Pingback: Como fazer um minhocário doméstico | Mais Com Menos: vida simples e prosperidade sustentável()