A questão do desperdício é uma constante nas grandes cidades por todo o mundo. Água, luz, combustível, alimentos; quase tudo com o que interagimos está arriscado a sofrer com o desperdício.

Fruto da cultura do fast-food, aprendemos desde cedo a “comer com os olhos”, ou “ter o olho maior do que a barriga”, já que as porções disponíveis sempre tem mais do que necessitamos. Disso, derivam os excessos destrutivos e o desperdício.

Em relação ao desperdício de alimentos, ainda existe uma ilusão de que o problema acaba ao sairmos do restaurante, ou ao colocar os restos na lixeira. E isso não é verdade, como nos mostra o curta metragem “Chicken a la Carte”, vencedor de um concurso de curtas na Alemanha. O alimento que desperdiçamos hoje é aquele que pode nos faltar amanhã. Daí a necessidade de abrirmos nossa mente para as mudanças que precisamos urgentemente ver no mundo.

Inspiração: Uma razão para acordar todos os dias para Trabalhar


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.