Mobile HermitageAcreditamos que uma casa ou apartamento maior vai resolver nossos problemas em relação à bagunça. Será mesmo?

Quanto maior o espaço, mais coisas precisamos colocar dentro dele. Digo isso porque saí de um apartamento de 58m2 para uma casa de 80m2 e a bagunça só aumentou. Foram quase três meses até desfazer todas as caixas e colocar os móveis nos devidos lugares.

Depois dessa fase, descobrimos que havia menos armários do que itens para serem guardados. Foi quando tive contato com as idéias do movimento viridiano e do estilo minimalista. Assim, não tive dúvidas: fiz uma limpeza geral nos itens e doei um monte de coisas, incluindo roupas, sapatos, equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, livros, revistas, entre outras. Foi a melhor coisa que já fiz! Aprendi muito sobre a importância de se avaliar seriamente a utilidade de um produto antes de comprá-lo e desde então não adquiri mais itens que não fosse realmente usar. Hoje sinto que poderia viver com menos espaço ainda.

Seguindo esse raciocínio está a Small House Society, organização que se dedica à promoção de moradias alternativas mais baratas e ecologicamente corretas. Sua principal motivação é mostrar às pessoas que é possível viver bem em casas de menor tamanho e recursos. E quando digo menor, é menor mesmo! O ponto principal do movimento é fazer com que nossa casa deixe de ser parte das preocupações do dia-a-dia para ser um refúgio que nos liberta para as coisas realmente importantes. Veja o vídeo com depoimento de quem vive em uma casa com pouco mais de 6m2.

Veja a construção de uma dessas casas:

Veja outro depoimento sobre como é morar nessas casinhas simpáticas:

Talvez não precisemos chegar ao extremo das casa nos vídeos, mas reavaliar nossa necessidade de espaço é um exercício de simplicidade. Mesmo uma casa pequenina, com um bom planejamento e decoração adequados, pode deixar de ser pequena para ser acolhedora. Tudo está nos olhos de quem vê.

Créditos pela foto: Resources For Life


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.