Segundo o relatório “Other Worlds are Possible – Human Progress in an Age of Climate Change”, publicado nesta segunda-feira (30/11) pelo Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) e pela New Economics Foundation, o pensamento de que o enriquecimento dos mercados de países desenvolvidos leva à melhoria das condições de vida dos habitantes dos países em desenvolvimento é equivocado, rendendo soluções insatisfatórias para as mudanças climáticas.

Apesar da lógica do sistema atual não parecer ruim (um mundo mais rico é melhor para todos), as respostas obtidas até hoje para mitigação dos impactos das mudanças climáticas são inadequadas e só devem piorar o quadro, afirma o presidente do IPCC, Rajendra Pachauri.

Para os elaboradores do relatório, o desenvolvimento não deve ser visto somente como crescimento econômico, mas sim considerar itens como a felicidade das pessoas e a qualidade ambiental. Contrariando as convicções ainda existentes, fica claro que considerar o crescimento global como remédio para todos os problemas é uma visão míope, distorcida e insustentável.

Para ler o artigo completo acesse http://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=66631&edt=1


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.