De sabor marcante, o iogurte natural é um alimento que não pode faltar à mesa de quem quiser manter a flora intestinal saudável. Opção econômica, o iogurte natural pode (e deve) ser feito em casa, sem precisar de iogurteira, fermentado a partir de leite de origem animal (preferencialmente de produção orgânica e não pasteurizado) ou vegetal (castanhas, amêndoas e outros), com o uso de uma cápsula de probióticos de alta qualidade. O produto dessa fermentação apresentará várias espécies benéficas de bactérias, responsáveis pelo bom funcionamento da flora intestinal e do organismo como um todo. Assim, cabe ressaltar que o benefício atribuído ao iogurte tem origem nessas bactérias, e não em sua base, o leite.

É grande a importância de uma dieta repleta de probióticos. Diante de uma alimentação altamente industrializada, a quantidade de bactérias benéficas que ingerimos é muito pequena. Essa questão, somada a outros hábitos nocivos, como o grande consumo de carnes com antibióticos, promove o enfraquecimento de nossa flora intestinal, favorecendo a multiplicação de bactérias nocivas. Assim, várias doenças estão sendo associadas a baixos níveis de bactérias benéficas no organismo, como: acne, alergias, infecções respiratórias, baixa imunidade, Sindrome do Intestino Irritável, entre outras.

Um intestino saudável é capaz de defender o organismo contra vários invasores. Dentro de um cólon saudável existem cerca de 100 bilhões de bactérias benéficas por milímetro, enquanto num organismo tipicamente empobrecido pela alimentação industrializada, a concentração não passa de quatro ou cinco (unidades, não bilhões!). Ou seja, a diferença é muito grande, o que reflete claramente na saúde da pessoa.

Dessa forma, os benefícios do consumo desse tipo de iogurte incluem: redução do colesterol, melhora na digestão de carboidratos e no funcionamento do intestino, minimização de alergias e intolerâncias alimentares, reforço da imunidade, minimização de infecções por fungos, entre outros.

Receita de um iogurte natural típico

Ingredientes:

Leite de vaca, cabra ou amêndoas e cápsula de probióticos (para obter produtos de alta qualidade, prefira ingredientes de origem natural ou orgânica)

Como fazer:

  • Em um recipiente limpo (sugiro escaldá-lo), adicione o leite, a cápsula e misture
  • Tampe o recipiente e leve-o para um local onde a temperatura possa se manter entre 37° e 42° graus
  • Aguarde entre quatro e seis horas (observe o odor característico). Com o tempo, vai descobrir o ponto certo para o seu gosto.
  • Após completo o processo, mantenha na geladeira.
  • Consuma com granola, mel, frutas, usado em bebidas ou em outras receitas.

Sugestão: na geladeira, guarde uma pequena porção para ser usada no preparo de outro iogurte. Assim fará render a mesma cápsula por um bom tempo.

Referências

Iogurte é opção saudável para quem tem intolerância ao leite – Folha

IOGURTE NATURAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Apostila do Curso de Alimentação Consciente Módulos I e II – Flávio Passos do Terra Dourada

Créditos pela foto: pink.polka


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.