Treasure MapEstou em férias desde o dia 21/12 mas é como se estivesse trabalhando 14 horas por dia. Tinha certeza que iria conseguir terminar uma série de posts para publicação ainda este ano. Ledo engano… foi só me ver dentro de casa com tempo à disposição para lembrar de um monte de coisinhas que precisavam ser organizadas. Dona de casa é fogo! Assim, mais de uma semana se passou e o Mais Com Menos ficou em segundo plano. Felizmente, ainda restam alguns dias das minhas férias para dedicar ao blog.

E falando sobre tempo, este é um conceito bastante abstrato, não é mesmo? Para alguns, a passagem do tempo é como uma reta infinita na qual não passamos por um mesmo ponto duas vezes. Para outros, o tempo é algo cíclico, na qual encontramos as mesmas situações várias vezes até aprender a lidar com elas. Seja qual for sua visão em relação ao tempo, uma coisa é certa: a transição de um ano para outro não pode se resumir a uma explosão de fogos de artifício. Ganhamos um ano novinho em folha para promover grandes realizações em nossas vidas. Mas como evitar que essa força de começo de ano se perca no redemoínho de urgências do dia-a-dia?

Resposta: traçar formalmente o caminho

Assim como os Mapas do Tesouro, Planos de Ação representam o que realmente importa. Podem não estar totamente corretos, ou mesmo fora de escala, mas focam no objetivo final da jornada. Não importa se deverão sofrer revisões, ajuste e modificações. Eles garantem que não se perca o foco no que realmente interessa. Tive imprevistos em relação às minhas férias, que foram antecipadas em um mês. Assim,  não fosse pelo planejamento que fiz com antecedência, seria impossível realizar a metade das coisas que resolvi. Vivas ao Plano de Ação!

Por isso, quero sugerir que leia os artigos que relaciono a seguir. Eles servem de roteiro para ajudar na elaboração do seu Plano de Marketing Pessoal , que vai resultar em um Plano de Ação com objetivos, metas e prazos.  Esse é um controle que vai ajudar a direcionar seus esforços, servindo de sinalizador para o seu “baú do tesouro” pessoal.

  1. Plano de Marketing Pessoal – você já fez o seu?
  2. Conhece-te a ti mesmo – missão, visão, valores e política pessoal
  3. Conheça suas forças e fraquezas– o que você pode fazer para se fortalecer?
  4. Conheça seu mercado – identificando oportunidades e ameaças
  5. Saiba aonde quer chegar – defina objetivos e metas mensuráveis
  6. Descubra como chegar – definindo ações e prazos
  7. Controle os resultados e revise as metas

Como pode ver, são várias etapas. Assim o ideal é fazer em alguns dias, sem pressão. Quanto mais tranquilo estiver, melhor será o resultado. E se precisar de alguma ajuda, estou à disposição.

Créditos pela foto: stuttermonkey


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.