3044245750_2705dfa7fa_mSegundo o Censo Agropecuário 2006, divulgado pelo IBGE, apenas 1,8% dos produtores brasileiros usam a técnica de produção orgânica, sendo que 60% dos produtos são destinados à exportação. No mercado nacional, a agricultura orgânica é mais presente na produção de frutas, verduras e legumes (4,5%), com comercialização em feiras livres ou redes de economia solidária.

“Segundo o documento do IBGE, entre os principais produtos orgânicos que seguem para o mercado externo são produtos in natura e processados da soja, açúcar e arroz (com origem na lavoura temporária), além do café e do cacau (com origem na lavoura permanente), e os provenientes da pecuária e da criação de pequenos animais (carnes, leite e derivados do mel) e do extrativismo (principalmente palmito).”

O censo também revela que a maior parte dos agricultores que se dedicam à técnica de produção orgânica são proprietário de suas terras (77,3%), quatro em dez têm ensino fundamental incompleto, dois em dez não sabem ler e escrever e mais da metade não participa de qualquer organizações social.

Para mais informações acesse http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/producao-organica-ainda-e-pouco-adotada-no-pais/

Créditos pela foto: DeusXFlorida


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.