Kindle da Amazon
Kindle da Amazon

Se você ainda não gosta muito da ideia de substituir o livro tradicional pelo digital, está na hora de repensar. Um estudo recente do grupo americano Cleantech mostrou que os leitores de ebooks ajudam significativamente a melhorar o impacto ambiental da indústria editorial. Em 2008, as indústrias de livros e jornais nos Estados Unidos resultou no corte de 125 milhões de árvores. Sendo assim, o estudo mostra que o impacto da fabricação de dispositivos para leitura de ebooks, como o Kindle da Amazon, compensa-se em um ano e que o uso anual do equipamento evita a emissão de 168 Kg de CO2, correspondendo à fabricação e distribuição de 22,5 livros.

Seguindo essa linha, a tradicional livraria Barnes & Noble não só vende os livros na versão digital como também fornece aos proprietário de iPhone, iPod Touch e BlackBerry um software para converter esses dispositivos em leitores de ebooks.

Outra boa opção é o software Mobipocket Reader. Ele transforma qualquer dispositivos em leitor de ebook. É muito útil, pois converte arquivos pdf, doc, ppt e outros, permitindo seu uso em qualquer celular. Ótimo para usar na faculdade, em cursos ou para ler nas horas vagas. Quando aos livros, existem vários que são de domínio público e podem ser baixados gratuitamente. Vale a pena conferir.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.