A Carta da Terra é uma iniciativa das Nações Unidas que se desenvolveu e acabou como uma iniciativa global da sociedade civil. Com o objetivo de inspirar as pessoas à interdependência e responsabilidade compartilhada, a Carta da Terra é uma declaração de princípios que são a base para uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Sua aplicação não está restrita à organizações ou governos. Pelo contrário, é uma iniciativa que precisa começar pela correta compreenção de sua mensagem e prática, em nossa vida diária.

Para saber um pouco mais, veja o vídeo abaixo, lançado no dia 22 de Abril de 2009 em suporte ao Dia Mundial da Terra. O mesmo teve como objetivo motivar as pessoas a conhecer e aplicar os conceitos da Casa da Terra.  Em seguida, conheça os princípios da Carta da Terra.

A Carta da Terra Brasil from Carta da Terra Brasil on Vimeo.

PRINCÍPIOS DA CARTA DA TERRA

I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DE VIDA

1. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade.

2. Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.

3. Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas.

4. Assegurar a generosidade e a beleza da Terra para as atuais e às futuras gerações.

II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA

5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra,com especial atenção à diversidade biológica e aos processos naturaisque sustentam a vida.

6.Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambientale, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.

7.Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam ascapacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estarcomunitário.

8. Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover o intercâmbio aberto e aplicação ampla do conhecimento adquirido.

III. JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA

9. Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.

10. Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma eqüitativa e sustentável.

11.Afirmar a igualdade e a eqüidade dos gêneros como pré-requisitos para odesenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação,assistência de saúde e às oportunidades econômicas.

12.Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a umambiente natural e social capaz de assegurar a dignidade humana, asaúde corporal e o bem-estar espiritual, com especial atenção aosdireitos dos povos indígenas e minorias.

IV. DEMOCRACIA, NÃO-VIOLÊNCIA E PAZ

13.Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e provertransparência e responsabilização no exercício do governo, participaçãoinclusiva na tomada de decisões e acesso à justiça.

14.Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, osconhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vidasustentável.

15. Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração.

16. Promover uma cultura de tolerância, não-violência e paz.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.