Rio CocoNa língua indígena Buriti significa “árvore da vida”, já que os índios consideravam essa árvore capaz de fornecer todos os elementos necessários para se viver, desde matéria-prima para construir suas casas até servir de alimento. O Buriti é uma árvore da família das palmeiras da qual, da casca à polpa, tudo se aproveita.

Segundo a Dra. Délia Rodriguez-Amaya, professora e pesquisadora da Unicamp, o buriti “constitui uma das principais fontes de pró-vitamina A encontradas na biodiversidade brasileira (6.490 microgramas de retinol equivalente por 100g de polpa). O elevado potencial pró-vitamínico deste fruto é resultado dos altos teores de beta-caroteno, principal fonte pró-vitamina A encontrada no reino vegetal” (fonte: daqui).

Como alimento, pode ser consumido ao natural ou em sucos, doces, licores e sobremesas. O óleo extraído da fruta é usado pelos povos tradicionais do Cerrado como vermífugo, cicatrizante e energético natural. As folhas têm fibras usadas na fabricação de acessórios, tapetes, entre outros. Já os talos são úteis na fabricação de móveis resistentes, leves e bonitos.

Na indústria da beleza, o óleo de buriti é usado em cremes, xampus, filtro solar e sabonete, proporcionando nutrição e hidratação sem deixar a pele ou os cabelos oleosos.

Referências:

FRUTAS NATIVAS DO CERRADO: QUALIDADE NUTRICIONAL E SABOR PECULIAR

O buriti – a palmeira de mil e uma utilidades

A árvore da vida

Nome científico: Mauritia flexuosa L. f.

Créditos pela foto: deltafrut


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.