National Tree of Maldives

O brasileiro está em maior sintonia com as questões ligadas à sustentabilidade do que os consumidores de países desenvolvidos como Suécia e Alemanha. A pesquisa Sustainable Futures 2009, realizada com 24 mil pessoas em dez países mostra que popuição ambiental, seca e escassez de água estão entre as cinco maiores procupações dos brasileiros. Entre as 10 maiores também estão degradação dos recursos naturais, resíduos / lixo em excesso, aquecimento global e mudanças climáticas.

Outro ponto positivo é que já se foi o tempo de usar o assunto sustentabilidade como diferencial. Os consumidores estão mais exigentes e esperam que o discurso das empresas seja igual à prática. Não adianta só desenvolver ações relacionadas à sustentabilidade se 99% dos produtos da empresas não são sustentáveis. Os consumidores estão mais céticos quando a isso.

Mas, apesar da cobrança e conhecimento dos consumidores, as ações efetivas da sociedade em relação ao meio ambiente são modestas: “27% dos brasileiros reciclam seus resíduos e fazem uso de produtos recicláveis; 20% afirmam conservar árvores; 13% dizem proteger a natureza e apenas 5% controlam o desperdício de água”.

Para ler o artigo completo acesse http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091030/not_imp458712,0.php

Créditos pela foto: nattu


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.