after the flowers, the fruits IIQuando falamos de Agricultura Orgânica (AO) não nos referimentos somente a um processo de cultivo que culmina em produtos saudáveis, de alto valor nutricional e sem qualquer tipo de contaminantes. Na realidade, a agricultura orgânica é muito mais do que isso. Ela também objetiva promover a capacidade da propriedade agrícola sustentar-se sozinha, aumentando os benefícios para o agricultor, sua independência no uso de energias não renováveis, a presenvação de sua identidade cultural e de sua saúde, uma vez que não faz uso de elementos prejudiciais à saúde humana. A legislação brasileira considera os seguintes sistemas de produção orgânica: biodinâmico, ecológico, natural, sustentável, regenerativo, biológico, agroecológico e permacultura.

Sobre os produtos orgânicos

Os produtos orgânicos são o resultado de um processo de cultivo sustentável que prevê o manejo adequado da terra e dos recursos naturais. A produção é feita sem o uso de sementes geneticamente modificadas, pesticidas, herbicidas, fungicidas e também não há geração de resíduos que poluam a água e o solo. No caso de insumos processados para geração de novos produtos é proibido o uso de radiação, ingredientes geneticamente modificados ou conservantes, de forma a manter a integridade do produto.

Em relação à quantidade de insumos, os produtos são classificados como:

  • Orgânico – o produto contém, pelo menos, 95% de ingredientes organicamente produzidos;
  • Produto feito com ingredientes orgânicos – o produto contém, pelo menos, 70% de ingredientes orgânicos;
  • Naturais – o produto contém menos de 70% de ingredientes orgânicos.

Benefícios dos orgânicos

Além de seu elevado valor nutricional, resultado do cultivo em solo mais rico e equilibrado, os alimentos orgânicos de origem animal, estes podem apresentar maior teor de fitoquímicos e de vitamina A, além de um equilíbrio na relação entre os ácidos graxos 3 e 6.

Porque consumir orgânicos?

Inserir produtos orgânicos em nossa rotina é muito saudável e responsável. Não só porque o sabor e o aroma desses produtos sejam fantásticos. Incentivar seu comércio preserva os recursos naturais, a fauna e a flora local, além de melhorar nossa qualidade de vida.

Créditos pela foto: heydrienne

Referências

Azevedo, Elaine de. Alimentos orgânicos: ampliando os conceitos de Saúde humana, ambiental e social. Tubarão: Ed. Unisul, 2006.

Créditos pela foto: *madalena-pestana*


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.