Vídeo para refletir sobre como o comércio pode ser uma benção ou uma maldição. Quando compramos um produto, aceitamos todo o processo que foi usado para que chegar até nós. Por isso, saber de quem estamos comprando é fundamental.

Abaixo segue o texto do vídeo traduzido:

“A chance de tirar milhões da pobreza – Oxfam lançou uma Campanha para desafiar as desigualdades e injustiças das regras do comércio mundial – faça o comércio ser justo”

“As mulheres mais pobres do mundo fazem as roupas mais caras do mundo – faça o comércio ser justo”

“Países ricos subsidiam seus agricultores com 1 bilhão de dólares ao dia e exportam os seus excedentes de colheitas para os países pobres, o que faz essa safra praticamente inútil – faça o comércio ser justo”

“Marianna se sente doente, ela só descobriu agora o preço do medicamento que poderia salvar sua vida. A cada ano 14 milhões de pessoas morrem de doenças infecciosas, e o acesso a medicamentos mais baratos poderiam salvar muitas delas – faça o comércio ser justo”

“Quando você compra um capuccino de $2,00, o agricultor não recebe nem dois centavos. Alguém está ganhando dinheiro, mas não é ele – faça o comércio ser justo”

“O que você faz quando não pode viver da sua terra? Você a deixa. A queda dos preços e importações baratas ameaçam a subsistência de milhões de famílias de agricultores pobres – faça o comércio ser justo”
“Sofia vive em Porto Príncipe, com seus quatro filhos, aqui. Se os países pobres aumentassem sua quota de exportações mundiais em apenas 1%, podiam tirar 128 milhões de pessoas da pobreza – faça o comércio ser justo”
“As regras do comércio mundial têm aumentado o fosso entre ricos e pobres. É hora de mudar as regras – faça o comércio ser justo”

Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.