Quantas pessoas você conhece que já usam sacolas retornáveis para as compras do dia a dia? Provavelmente algumas, que ainda são muito poucas em relação às que usam descartáveis (até além do necessário). Segundo matéria do Instituto Akatu, o Brasil consome cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas/ano, que são responsáveis pela poluição de rios, mares e lagos.

Por isso, o Ministério do Meio Ambiente em conjunto com a rede Wal-Mart lança amanhã a campanha “Saco é um saco”, que objetiva incentivar a redução do uso de sacolas plásticas.

Parece uma coisa óbvia, mas é fato que, apesar da iniciativa de várias pessoas, ainda podemos observar exageros no uso de sacolas, lá no caixa do mercado, açougue ou sacolão. Então, cada um também pode ajudar a reduzir esse quadro com algumas ações bem simples:

  • Tenha sempre alguma ecobag à mão – hoje, além de bonitas e práticas, elas são feitas de materiais que permitem ser dobrados e reduzidos a um tamanho que cabe na bolsa;
  • Quando for presentear alguém, acrescente uma ecobag ao conjunto – é um grande incentivo para a pessoa começar;
  • Se você for às comprar de carro, tenha sempre no porta-mala uma ou duas caixas desmontáveis – você pode abolir definitivamente a sacolinha usando essas caixas para acondicionar as compras (nós fazemos isso a mais de dois anos), além de ser uma mão na roda para guardar as coisas ao chegar em casa.

Para ler mais sobre o assunto no site Instituto Akatu clique aqui.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.