recycle-emagic

Já dizia o filósofo pré-socrático Heraclito: “A única coisa permanente no universo é a mudança”. Ainda assim, absorver novos hábitos e costumes torna-se um grande desafio, ainda mesmo que com a motivação adequada. O quadro Mudança Geral do Fantástico é um ótimo exemplo. Com o apoio do Instituto Akatu, o programa busca acompanhar a rotina de uma família paulistana e propor mudanças nos hábitos, sempre a caminho do consumo consciente, mas que são um desafio para o estilo de vida atual da família.

O caminho para encontrar um equilíbrio no consumo familiar passa pela eliminação de desperdícios, mudanças na alimentação, uso racional de energia e redução, reutilização e reciclagem de resíduos. E os desafios (que a primeira vista são sacrífios) representam pontos muito positivos, como redução nos valores das contas de água e luz, além o reaproveitamento de alimentos e restos. Assim, o meio ambiente e o orçamento doméstico agradecem.

Interessou? Então conheça o site do Instituto Akatu sobre o quadro Mudança Geral, que contém várias dicas sobre consumo consciente.

E se você perdeu os primeiros episódios pode assistir nos links abaixo:

Mudança Geral – Primeiro Episódio

Mudança Geral – 1ª Semana

Créditos pela foto: e-magic


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.