Hoje é dia do orgulho nerd! E realmente tem muita coisa pelo que se orgulhar. Como definir o que é ser nerd? É um estilo? Um passatempo? Uma opção social? Ou é genético? Não… acho que está mais para a filosofia do Capitão James T. Kirk, no comando da USS Enterprise,audaciosamente indo aonde ninguém jamais esteve”.

Jornadas mentais à parte, qual a diferença entre um nerd e o CDF?

Para mim, nenhuma. Até pouco tempo atrás, ser nerd ou CDF era algo pouco compreendido, até mesmo ridicularizado. No meu tempo de escola, um CDF era aquele que vivia com a cara nos livros, tirava as melhores notas, tinha poucos amigos, e só servia para ajudar a turma popular na época de provas. Ledo engano… Bom, a coisa do livro e de ser raptado pelo pessoal popular é bem verdade. Já sobre as amizades…

Assumo: fui CDF toda a minha vida escolar. Fui a primeira da minha sala a ter computador e aprendi a usar o Office e 0 Corel sozinha. Sou apaixonada por Star Trek e Star Wars desde que me lembro. Formei-me em música, na execução de teclado eletrônico, em tempo recorde.

Mas também tive uma vida escolar intensa, participando e ajudando a organizar eventos, audições e teatros, o que me permitiu conviver com todos os grupos da escola. Por isso, nunca me abati pela opinião depreciativa do alheio. Acredito que tudo é cíclico e, quando o pessoal popular precisava de ajuda, sempre ajudei. Para mim, era o momento que eles tinham para aprender sobre  tolerância e humildade. Afinal, estamos todos no mesmo barco.

Hoje percebo que toda essa vivência que tive até aqui só fortaleceu meu espírito inquisitor. Não aceito uma única fonte como verdadeira e preciso sempre pesquisar para fazer qualquer afirmação. De fato, adoro um bom desafio…

Como singela homenagem a esse dia, quero compartilhar o vídeo “Escolha já seu Nerd”, feito pelo http://www.osseminovos.com.br . Uma graça! E garotas e garotos: seguindo a mensagem do vídeo, realmente vale a pena repensar nossos conceitos sobre homem/mulher ideal. Eu já escolhi o meu nerd e não me arrependo. E você?




Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.