purpreslog

Sou fã de carteirinha das séries e filmes Star Trek (Jornada nas Estrelas). Admiro todas aquelas pessoas engajadas na missão de ir onde ninguém jamais esteve e que assumiam a USS Enterprise como seu lar. Em tempos de crise, os capitães atuam como líderes, ídolos e religiosos, pesando sempre a responsabilidade por todas as vidas a seus cuidados, e muitas vezes colocando a sua própria em risco. Nesse tempo, a humanidade ultrapassa as barreiras do lucro e do consumo, dando lugar ao trabalho como forma de aperfeiçoamento pessoal, de encontrar seu papel no mundo, sua razão de existir. Só assim é possível ao homem encontrar o potencial necessário para o desenvolvimento tecnológico aplicado às viagens espaciais. De outra forma, nunca haveria recursos humanos e materiais suficientes para tal.

Acredito que fazemos parte de um todo harmônico. Pos isso, quando uma parte da sociedade encontra-se desequilibrada, toda ela o está. Vivemos num sistema fechado, em que nada se perde ou cria, mas que tudo se transforma. Por isso, a participação de cada ser é fundamental. Infelizmente, com o estilo de vida atual, não existe espaço para a perfeita manifestação individual. Só uns poucos têm essa oportunidade, e acabam usando suas habilidades para fins diversos, tornando a perfeição direito apenas daqueles que podem pagar.

Agora, liberte-se do modelo imposto e imagine uma sociedade na qual todos tenham suas necessidades básicas atendidas. Isso inclui alimentação, saúde, estudo, lazer, moradia. Imagine que essas necessidades sejam direito de nascença. O ponto de partida para qualquer pessoa irá sempre além da necessidade de subsistir, permitindo que cada um encontre sua vocação e a manifesta em busca da perfeição. Imagine todas as pessoas buscando sempre a perfeição. Não haveria limites para nossa capacidade de evoluir.

O que eu mais gosto em Star Trek é o fato de ser uma história de seres humanos, com conflitos humanos, mas com alto desenvolvimento técnico e grande capacidade de lidar com eventos inesperados. Homens e mulheres encontrando no trabalho a melhor maneira de se manifestar no mundo. Imagino músicos em busca da perfeição, engenheiros em busca dos mais eficientes e insubstituíveis dispositivos de sustentação da vida, arquitetos em busca de formas indestrutíveis e perenes, médicos em busca da saúde perfeita. Tudo com o objetivo de se aperfeiçoar e melhorar sua contribuição ao todo.

Acredito em nossa capacidade de ser melhor. Por isso desejo fazer desse mundo um lugar em que meus filhos possam manifestar seu melhor. E é essa a responsabilidade que cada um de nós possui nestes tempos obscuros.

Não estamos aqui por acaso.

Estamos aqui porque temos a força necessária para promover as mudanças e suportar as transformações necessárias à evolução de nossa sociedade. Não podemos ignorar o fato de que a vida nos incita diariamente, por meio dos conflitos e injustiças que aparecem nos jornais.

Não é utopia ou delírio: está mais do que comprovado que o modelo atual não é confiável. Veja: existem recursos para atender as necessidades de toda a população mundial, e a desculpa é que não existe dinheiro para tal. Mas não é o dinheiro uma invenção humana?

Convido você a pensar sobre o assunto e dar a sua opinião do espaço de comentários.

Créditos pela foto: purpleslog


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.