No dia 01/04 o Greenpeace conduziu um manifesto pacífico na ponte Rio-Niterói para alertar aos líderes do G20 sobre a necessidade urgente de salvar o Planeta. A mensagem dizia: “world leaders: CLIMATE AND PEOPLE FIRST” (“Líderes mundiais: o clima e as pessoas em primeiro lugar”).

É claro que um protesto sempre gera alguns transtornos (nada fora do comum). Neste caso, um congestionamento na ponte Rio-Niterói que deixou muita gente irritada. Então, adivinhe só: foi quando acabou toda a importância da mensagem – só se falou do trânsito.

Tirando a questão do trânsito (reconheço que ficaria tão irritada como todo mundo), ninguém toca da ferida. Onde está o eficiente sistema público de transporte quando se precisa dele? Ou as pessoas vão trabalhar com um veículo de transporte individual porque querem? Se o trânsito tivesse origem em causas naturais (provenientes do aquecimento global), tudo seria diferente? Ou melhor: por que precisamos chegar com tanta pressa, para fazer coisas que muitas vezes não gostamos (mas fingimos que), propositadamente ignorando os problemas sociais e ambientais do nosso Planeta? Será que nossos valores não estão invertidos?

Propositadamente ignorando a opinião da mídia brazuca, abaixo segue o vídeo com o resultado da expedição “Salvar o Planeta: é Agora ou Agora” no Brasil. Enjoy!


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.