Dica do Ecoblogs.com postada pelo Escriba, o vídeo abaixo mostra que, no futuro, a água doce será um item mais raro e caro do que petróleo. Hoje, 1/3 da população mundial vive sem acesso a água tratada. Enquanto isso, grandes empresas vão invadindo os países em desenvolvimento e tomando posse de seus aquíferos.

“Na Índia, mostra o documentário, chegamos ao absurdo da população do Rajistão ter que brigar com a Coca-Cola pelo direito à água subterrânea da região! A empresa suga 500 mil litros de água todos os dias para fazer seu refrigerante, deixando fazendeiros e comunidades inteiras sem água nos poços” (Escriba em Ecoblogs)


A World Without Water from senseisoke on Vimeo.

O que podemos fazer?

Comprar de empresas que realmente possuem responsabilidade socio-ambiental. Essa é a melhor resposta que podemos dar às empresas disseminadoras de práticas destrutivas. O seu consumo pode salvar o mundo: basta escolher com consciência.

O fato é que, se as mudanças não forem voluntárias, certamente virão por imposição. Teremos que nos submeter ao regime capitalistas de grandes empresas que privatizam os recursos naturais. Por isso, precisamos agir agora, fortalecendo as empresas do bem e condenando as inimigas do comércio justo a procurar recursos em outro lugar. Não podemos mais aceitar a imposição da mídia e afins nos dizendo o que fazer, vestir ou comprar. Somente cada pessoa é capaz de saber o que é melhor para si mesma.

Esses são tempos de mudanças. Só nos resta esperar que elas não venham como o filme “2012“, previsto para estrear no Brasil em novembro deste ano.

2012 from Ariel on Vimeo.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.