Plano de Marketing Pessoal – você já fez o seu?

| 8 de fevereiro de 2009 | 5 Comments

Segundo Philip Kotler, marketing é um processo social que permite a troca de interesses entre empresas e consumidores por meio da produção, oferta e venda de produtos e serviços. O processo de planejamento de marketing é fundamental para o sucesso de qualquer organização, com ou sem fins lucrativos.

Ao contrário do que se pensa, marketing vai muito além da propaganda ou das vendas. De fato, uma boa estratégia de marketing é aquela que torna o esforço de vendas quase desnecessário, atingindo seu público com precisão e direcionando toda a organização para o objetivo definido.

De forma muito semelhante, o marketing pessoal está baseado no desenvolvimento de um conjunto de ações que permitam atingir objetivos pessoais, profissionais, financeiros, familiares, entre outros. Essas ações deverão ser fruto do autoconhecimento e da visão que uma pessoa tem de si mesma, livre de influências externas.

Ter um Plano de Marketing Pessoal é tão importante quando ter um plano de finanças pessoais. Enquanto o plano financeiro identifica e controla os recursos disponíveis, o plano de marketing define objetivos e traça estratégias.

Para reconher a importância de possuir objetivos, abaixo transcrevo o diálogo entre Alice, perdida entre dois caminhos, e o grande gato na história de “Alice no país das maravilhas”:

“Gatinho amigo, que caminho devo seguir? – pergunta Alice.

Para onde você quer ir ? – indaga o velho gato.

Para qualquer lugar… – acrescenta Alice.

Ah… então qualquer caminho serve! – ironiza o velho gato.”

Assim, quando não sabemos para onde ir, acabamos levados pelo fluxo contínuo da vida. Então, afogados nos problemas do dia-a-dia, sentimos que alguma coisa está faltando mas não conseguimos saber o que é. Por essa razão, ter planos escritos e revisados periodicamente aumenta muito as chances de atingir os objetivos propostos.

De forma resumida, podemos considerar seis etapas para elaboração do Plano de Marketing Pessoal:

1) Conhece-te a ti mesmo – descubra sua missão, visão, valores e política pessoal.

2) Conheça suas forças e fraquezas – o que você pode fazer para se fortalecer?

3) Conheça seu mercado – seja qual for sua área de atuação, você precisa conhecê-la para identificar oportunidades e possíveis ameaças.

4) Saiba aonde quer chegar – defina objetivos e metas mensuráveis.

5) Descubra como chegar – defina quais ações são necessárias para alcançar cada objetivo e estabeleça prazos.

6) Controle os resultados e revise as metas – ser persistente é fundamental para atingir os objetivos.

Nos próximos artigos abordarei cada uma das etapas para ajudar na elaboração do Plano de Marketing Pessoal. Vamos fazer esse exercício?


Sobre:  Elaine Maria Costa é Administradora, especialista em Administração Industrial, Coach certificada pelo Instituto Brasileiro de Coach - IBC e tem formação em Desing em Permacultura pelo IPEMA. Trabalha mais de oito anos com Gestão de Pessoas, Clima Organizacional e Sistemas de Gestão para Qualidade, Meio ambiente, Saúde e Segurança. Faz compostagem doméstica a mais de quatro anos. Atualmente é moradora de Embu das Artes - SP.


Share
Tags: , ,

Tags: , ,

Category: Coaching & Planejamento, Planejamento Pessoal, Série - Plano de Marketing Pessoal

Comments (5)

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites That Link to this Post

  1. Controle de Resultados e Revisão das Metas | Carolina Linhares | 11 de dezembro de 2012
  1. whoah this blog is magnificent i love studying your posts.

    Keep uup the good work! You recognize, lots of individuals are hunnting round foor this info, you can aid
    them greatly.

  2. Carlos Borghi disse:

    Elaine, muito obrigado pela contribuição! ABs.

  3. Ivanilde disse:

    quero um modelo de plano de marketink pessoal

    • Elaine Costa disse:

      Ivanilde,

      Peço desculpas pela demora em responder, mas ainda precisava terminar os posts sobre planejamento pessoal. Assim, peço que verifique o post Descubra como chegar – definindo ações e prazos e baixe no link informado um modelo para criação do seu acompanhamento de metas e objetivos que, conforme essa série de posts, permite desdobrar metas em objetivos e objetivos em ações.

      Abraços//

      Elaine

Leave a Reply

Switch to our mobile site