Permacultura é um método ou sistema que objetiva criar ambientes de desenvolvimento humano sustentáveis, justos e viáveis. Segundo o www.permear.org.br, “a Permacultura torna possível, entre outras coisas, a utilização da terra sem desperdício ou poluição, a restauração de paisagens degradadas e o consumo mínimo de energia.”

No vídeo abaixo, Marcelo Bueno do IPEMA apresenta uma introdução à permacultura e suas bases:

Mais sobre a crise

Nestes tempos incertos, nada é mais certo do que a necessidade da continuação da vida. A partir do cenário da crise econômica que assola o mundo, verificamos que alguma coisa está errada. A Organização Internacional do Trabalho – OIT ressalta que, caso as previsões mais pessimistas ocorram, o percentual de trabalhadores vivendo com menos de US$ 2,00 por dia chegará a 1,4 bilhão ou 45% do total. Ainda assim, as medidas encontradas para solucionar a crise giram em torno de incentivo ao consumo. O argumento é “consuma com o dinheiro que não tem para manter o trabalho que ainda tem”. Trabalho esse que será eliminado caso os resultados sejam diferentes dos desejados. Afinal, o capital tem que ser remunerado.

Crise & Carreira

Outra preocupação crescente é o desemprego mundial, previsto em 50 milhões até 2009 (previsão OIT). Esse é, sem dúvida, o momento de pensar a carreira profissional sob um novo ponto de vista. E, para quem deseja optar por uma nova carreira, a Rede Internacional para uma Cultura de Paz – UNIPAZ está com vagas abertas para o curso de Ecoformação – Rumo à Prosperidade Sustentável e à Cultura de Paz.

“A Ecoformação foi criada com o objetivo de proporcionar aos profissionais de todas as áreas uma educação transformadora, tendo em vista a ampliação da consciência para uma ética de cuidado e solidariedade com o outro e a natureza.”

O curso é composto por oito módulos práticos-vivenciais, realizados em finais de semana. Entre os módulos do curso estão Evolução Humana, Ecosofias e Ecopedagogia, Modelos de Assentamentos Sustentáveis e Consumo Solidário e Sócio-economia Solidária e o Reencantamento do Mundo. Para saber mais sobre o curso, acesse www.unipazsp.org.br.

Consumo & Economia

Reflita sobre as necessidades de consumo que desenvolveu ao longo da vida. Será que você precisa mesmo de tudo o que compra? Ou essas necessidades foram impostas? Qual a quantidade de itens processados que estão na sua lista de compras mensal?

Como comentei no artigo Pães para uma rotina mais simples, é importante nos preocuparmos com o que comemos. A falta de tempo não é uma razão aceitável quando comparada com nossa saúde. Consumir menos artigos processados não só diminui a quantidade de embalagens (que precisam ser destinadas) como também reduz a conta do mercado (já que compramos os produtos in natura e os transformamos em doces, geléias, bolos, biscoitos, sucos, pães e outros).

Pegada ecológica

Para concluir, sugiro que acesse o www.myfootprint.org (em inglês) para conhecer a sua pegada ecológica, ou o impacto que seu estilo de vida causa ao ecosistema. Veja quantos planetas seriam necessários caso toda a população mundial adotasse o mesmo padrão de consumo que o seu.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.