Você já reparou como o nosso clima está mudado? Calor no inverno, frio no verão, tornados, o furacão Catarina, estiagens cada vez mais frequentes, chuvas de março que começam em dezembro.

Embora observemos uma inação por parte de empresas, comunidades e governos, o processo de aquecimento global já é irreversível. Se as emissões de gás carbono fossem drasticamente reduzidas hoje (na ordem de 50% das emissões de 1990), talvez o aumento não passasse de dois graus. E, se nada for feito de imediato, as previsões chegam a um aumento médio de cinco graus ainda no século atual.

Todos os dados acima estão disponíveis no vídeo Mudanças do clima, Mudanças de vida, criado pelo Greenpeace para mostrar que o aquecimento global faz parte da vida de todos nós. Vale a pena assistir para entender como esse processo acontece no Brasil.

Cabe ressaltar que a responsabilidade é nossa e não podemos mais nos escoder atrás da economia de mercado (dita geradora de empregos) para justificar a falta de investimentos na redução das emissões. Nada melhor do que a crise financeira global para mostrar que precisamos ver além do sistema econômico atual.

Certamente, o Homem que superou o imperialismo e criou a democracia também é capaz de superar o capitalismo e a economia baseada no consumo. Só precisamos encontrar a coragem necessária para aceitar o desafio e assumir o nosso lugar no grande organismo que é o Planeta Terra.

Créditos pela foto: peasap


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.