Nas minhas indas e vindas ao mercado, sempre batia uma dúvida: quais são as melhores frutas para comprar nesta estação? Com a tecnologia atual e uso de químicos tóxicos podemos encontrar a maioria das frutas (verduras e legumes) o ano todo. Então, como podemos escolher o que é melhor para nós?

Essa comodidade toda nos priva do verdadeiro sabor das frutas, de seus nutrientes e enche nosso organismo de químicos tóxicos. O engraçado é que, a menos de 100 anos, o cultivo tradicional era a atual agricultura orgânica, que “prevê o manejo adequado da terra e dos recursos naturais”. Mas, com o crescimento desenfreado das cidades e de suas populações, o modelo natural de cultivo deu espaço ao modelo artificial. E hoje, mesmo com tanta informação disponível sobre os males dos agrotóxicos, o modelo artificial ainda é o mais usado.

Por isso, é melhor optar por produtos orgânicos. Se possível, cultivados próximos do lugar onde você mora (menos emissões de CO2 com transporte) e em comunidades sustentáveis. Também é importante observar a época mais adequada para se comprar as frutas, de acordo com as estações do ano. Segundo o Blog Amélias, “Quando adquiridas na safra, elas estão com preços melhores, com sabor e valor nutritivo potencializados.” Ela também disponibiliza uma tabela com frutas para cada mês. Acesse, confira e programe a sua próxima compra.

 

Créditos pela foto: heydrienne


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.