Lynne Twist é uma ativista global que já trabalhou e conviveu com as mais diferentes culturas do Planeta. Em seu trabalho, desenvolveu uma profunda percepção sobre o relacionamento com o dinheiro e como ele governa, domina e “stressa” nossas vidas. Autora do livro “The Soul of Money” (algo como A Alma do Dinheiro), Lynne alerta para o que chama de “three toxic myths” (três mitos tóxicos) da sociedade de consumo:

1. Nada é suficiente (o que inclui a visão que uma pessoa tem de si mesma);
2. Mais é melhor;
3. As coisas são como elas são – não existe questionamento do “Statu quo”.

Abaixo reproduzo um trecho do livro (disponível em www.soulofmoney.org) que achei interessante:

O dinheiro em si não é o problema. O dinheiro em si não é bom ou ruim. O dinheiro em si não tem poder. É a nossa interpretação do dinheiro, a nossa interação com ele, onde a corrupção existe e onde encontramos a verdadeira oportunidade para a auto-descoberta e a transformação pessoal.

Dinheiro é a mais pura expressão física de nossos anseios. Traduz nossa forma de relacionamento com a vida, que pode ser uma mera fachada social ou a materialização de valores mais elevados, como ética, moral e justiça. Ele é como um piano: em mãos treinadas, produz as mais lindas e complexas melodias; em mãos amadoras, até toca o bife (danoninho); em mãos que não o respeitam, ferem os ouvidos. 

Nenhum assunto, no momento atual, preocupa mais do que as questões financeiras. Em seu site, Lynne apresenta uma mensagem sobre otimisto e esperança, ressaltando a grande oportunidade de mudança que acompanha a crise econômica.

Atenção: Acesse aqui a versão do texto traduzido pelo Google.

É o momento perfeito para repensar o relacionamento com o dinheiro, reconhecendo nossas motivações internas.

Ser o senhor, jamais o servo.

 

Fontes: www.soulofmoney.info e www.soulofmoney.org

Créditos pela foto: Gaetan Lee


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.