Você já reparou na quantidade de produtos novos que entram no mercado todos os dias? Vejamos, por exemplo, os celulares. Temos aqueles com câmeras de 2 / 3 / 5 / 8 mega pixel, MP3, MP4, MP5, rádio, televisão, internet, banda larga, processador de texto, planilhas, apresentações, tela sensível, teclado como o de computador, e assim vai!

São várias as opções para um produto como o celular, que pode até ser usado como escritório para quem trabalha na rua. São os chamados smartphones, o sinônimo de liberdade e produtividade para muitos profissionais.

Eu acho fantástica a variedade de recursos e serviços. Na verdade, sou apaixonada por essas “coisinhas maravilhosas”. Só que quando tomamos a decisão de mudar nossos hábitos para consumir de forma mais consciente, precisamos aprender a nos policiar.

O problema é que nós nem sempre pensamos direito sobre um produto antes de comprar. Por isso, com o objetivo de conter meus impulsos consumistas, estou adotando as seguintes perguntas antes de comprar qualquer produto:

1. Para que eu preciso disso?
2. O que eu tenho hoje não supre essa necessidade?
3. Como esse produto vai me beneficiar no momento presente e, pelo menos, pelo próximo ano?
4. Posso revender o produto quando ele não atender mais as minhas necessidades?
5. O valor do produto está dentro do que eu pretendo gastar para seu uso?

Entre outras, essas questões são fundamentais para garantir que o dinheiro será bem gasto. Do contrário, será mais um produto coma função “enfeite” e menos dinheirinho no bolso.

Atenção: sobre dispositivos móveis, só posso recomendar um endereço: www.garotasemfio.com.br. Ótimas dicas para escolher o equipamento que mais se encaixa às suas necessidades.


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é administradora, coach e permacultora, faz compostagem doméstica desde 2009. Em 2013 mudou-se de uma área urbana para morar numa chácara em Embu das Artes – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.