Para economizar água no banheiro

| 26 de setembro de 2008 | 0 Comments

by Nanny

 

 

Você já parou para pensar na quantidade de água que gastamos somente no uso diário do banheiro? Segundo o Instituto Akatu, as bacias sanitárias gastam em média 12 litros de água a cada descarga, o que pode representar 60 litros diários de você usa o banheiro cinco vezes ao dia. Seguindo o raciocínio, isso representa em torno de 1.800 litros ao mês. Agora, peque a sua última conta de água e faça o cálculo. Eu peguei a minha conta (considerando que estou na faixa entre 11 a 20 m3 de consumo mensal) e cheguei no valor de R$ 7,00. Pode não parecer muito, mas comece a multiplicar isso pela quantidade de pessoas na residência e pelos meses do ano… 

O Instituto Akatu apresenta uma boa sugestão para quem usa esse tipo de bacia sanitária: colocar uma garrafa PET cheia de água dentro da caixa acoplada. Isso vai economizar a capacidade da garrafa (2 litros) a cada descarga, o que, seguindo a situação anterior, representa uma economia de 10 litros ao dia e de 300 litros ao mês.

Agora, se em valores não parece muito atrativo ecomonizar água, imagine a seguinte situação: 

Imagine que o avião em que está viajando cai no meio do deserto e você é o único sobrevivente. Passado alguns dias, ninguém chega para socorrê-lo e só resta um último gole de água no cantil. Como se sente agora em relação à água?

Se não aprendermos a usar de forma consciente, não vai demorar muito para essa ser a situação predominante no planeta.

É só pensar: usamos água limpinha para um monte de atividades diferentes de beber ou cozinhar. Será que essas atividades são realmente necessárias ou poderiam ser minimizadas?

Assim, usar os recursos de forma consciente e buscar alternativas sustentáveis faz bem para o Planeta, para você e para o seu bolso. E é disso que nós precisamos agora.


Sobre:  Elaine Maria Costa é Administradora, especialista em Administração Industrial, Coach certificada pelo Instituto Brasileiro de Coach - IBC e tem formação em Desing em Permacultura pelo IPEMA. Trabalha mais de oito anos com Gestão de Pessoas, Clima Organizacional e Sistemas de Gestão para Qualidade, Meio ambiente, Saúde e Segurança. Faz compostagem doméstica a mais de quatro anos. Atualmente é moradora de Embu das Artes - SP.


Share
Tags: ,

Tags: ,

Category: Sustentabilidade na prática

Leave a Reply

Switch to our mobile site